Capa / Em Destaque / CEEDA completa 25 anos em Alta Floresta e promove confraternização para o Dia das Mães

CEEDA completa 25 anos em Alta Floresta e promove confraternização para o Dia das Mães

Bruno Felipe / Da Reportagem

Neste ano de 2019 o Centro Educacional Especializado em Deficiência Auditiva (CEEDA) completa 25 anos de história em Alta Floresta e para comemorar este fato diversas atividades especiais serão realizadas no decorrer do ano. As comemorações iniciaram com a confecção de camisetas alusivas a data comemorativa que foram distribuídas de forma gratuitamente aos alunos e funcionários da instituição. No último dia 01 de maio, alguns alunos participaram da Caminhada da Natureza e desde este evento, em todas as atividades promovidas pela instituição neste ano, os alunos e funcionários irão utilizar a camiseta alusiva. Na próxima quinta-feira (09/04), a partir das 19h00, o CEEDA irá promover uma confraternização especial em alusão ao Dia das Mães, onde deliciosos caldos serão oferecidos as mamães dos alunos da instituição, além de lembrancinhas confeccionados pelos próprios alunos.

Desde 1994 o CEEDA é mantido pela Associação de Apoio ao Portador de Deficiência Sensorial (A.A.P.D.S), que nada mais é do que uma sociedade civil sem fins lucrativos, filantrópica, beneficentes e de caráter assistencial, social e cultural. Além disso, o quadro de Recursos Humanos do CEEDA é mantido pela Prefeitura Municipal de Alta Floresta e Estado de Mato Grosso (Convenio Seduc), totalizando 17 colaboradores.

De acordo com a diretora do CEEDA Izanete Scinskas, o Centro atende pessoas com Deficiência Auditiva e Visual, visando uma educação para uma inclusão dos mesmos na sociedade, através de uma proposta bilíngue: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a Estruturação da Língua Portuguesa, Metodologia Audiofonatorio – Método Perdoncini e o Aprendizado do Sistema Braile. “Qualquer pessoa que tenha uma deficiência auditiva ou visual, ela é bem-vinda no CEEDA; desde quando a criança nasce e detecta uma dessas duas deficiências ela já pode procurar o Centro para começar um atendimento mais cedo”, ressaltou Izanete em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Segundo a diretora, atualmente o Centro atende 107 alunos com deficiência visual e auditiva, sendo que 68 deles estão incluídos no sistema regular de ensino e vão até o CEEDA para receber atendimento especializado. Dentre as salas de atendimento existem 07 de salas de audiofonatório, 02 salas de atendimento em Libras, 01 sala de Reeducação Auditiva, 01 sala de Deficiência Visual, além de atendimentos psicológicos, natação, orientação sobre surdez, orientação para professores da rede regular de ensino, aulas de dança, artes visuais, canto e coral em Libras.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top