Capa / Em Destaque / Tiro e Queda, por Altair Nery 10/08

Tiro e Queda, por Altair Nery 10/08

TIRO E QUEDA, por Altair Nery

Uma conquista considerável, chegou ontem à cidade a estação de tratamento de esgoto que será instalada no Hospital Regional de Alta Floresta e que foi conseguida graças a uma ação da comunidade, através da associação “Amigos do Hospital” criada com a finalidade de ajudar a implementar mudanças necessárias e que nem sempre chegam ao cidadão. Ontem chegaram as caixas sépticas e agora será implantado o sistema de captação do esgoto.

O sistema todo está sendo custeado com recursos levantados pelo Comitê Multi-Institucional de Alta Floresta, criado em 2016 e composto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça do Trabalho, Justiça Estadual, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual e a OAB,  já foram destinados cerca de R$ 1,7 milhão a projetos sociais e instituições da região.

O dinheiro é obtido a partir das condenações obtidas pelo MPT em ações civis públicas ajuizadas na Vara do Trabalho local, visando a reparação dos prejuízos causados à sociedade por empresas que cometeram irregularidades trabalhistas. Se não fossem utilizados em projetos em Alta Floresta, provavelmente, os recursos iriam para outros lugares, outras cidades, outras regiões, enfim, não ficariam em Alta Floresta.

Quanto ao sistema de tratamento de esgoto do Hospital Regional de Alta Floresta, resolverá um enorme problema que sempre causou muito desconforto para a população que mora próximo ao Regional e de certa forma até mesmo para a saúde pública da cidade.

Quem mora próximo, quando o “sumidouro” que era utilizado para o “tratamento” do esgoto transbordava, principalmente em época de chuvas, causava mal cheiro e, pior ainda, risco de contaminação do solo, lençol freático e até de contaminação de pessoas que necessitassem transitar aos fundos do HR.

Com a estação, esse problema se acabará, já que através de tratamento químico, o esgoto, assim que tratado, será jogado na rede de esgotamento sanitário do município, eliminando de vez o odor e o risco de contaminação.

Estão de parabéns os envolvidos no projeto, especialmente o dentista Dr Cássio de Souza, atual presidente da Associação AAMIGHOS do Hospital Regional e o médico Sergio Dezanetti, que foi o grande mentor e incentivador da ideia, encampada posteriormente, e por iniciativa do médico, por vários segmentos da sociedade, formada por padres, pastores, clubes de serviço, imprensa, dentre outros que acreditaram na ideia.

E que fique bem claro, ainda que a sociedade se organize e trabalhe no sentido de conseguir tais avanços, isto não afasta a responsabilidade do Governo Estadual que tem deixado muito a desejar quando o assunto é investimentos de recursos públicos na estrutura de saúde que atende Alta Floresta e região.

E que a atuação dos AAMIGHOS sirva de, no mínimo, um puxão de orelhas no Governo para que faça o que tem que ser feito, na prática, não apenas no papel…

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top