Capa / Alta Floresta / Ibama multa Hidrelétrica Teles Pires por mortandade de centenas de peixes em Mato Grosso

Ibama multa Hidrelétrica Teles Pires por mortandade de centenas de peixes em Mato Grosso

Ibama multa Hidrelétrica Teles Pires por mortandade de centenas de peixes em Mato GrossoA ação fiscalizatória começou com uma denúncia, apresentada no final de setembro, que apontava o aparecimento de muitos peixes mortos abaixo das obras da Usina.

 

Foto: Reprodução

Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Alta Floresta (616 km ao norte de Cuiabá), autuaram a Companhia Hidrelétrica Teles Pires S/A pela mortandade de peixes que ocorreu nos testes de comissionamento das Unidades Geradoras da UHE Teles Pires, localizada na divisa dos estados de Mato Grosso e Pará.

A ação fiscalizatória começou com uma denúncia, apresentada no final de setembro, que apontava o aparecimento de muitos peixes mortos abaixo das obras da Usina. O Ibama sobrevoou a área, conversou com ribeirinhos e vistoriou o empreendimento hidrelétrico. Foi constatado que os peixes foram mortos devido a falhas nos procedimentos de resgate e pela ausência de dispositivos anticardumes adequados para impedir a entrada dos peixes no canal de fuga.

A empresa teve que resgatar os peixes, com a realização de medição biométrica e descarte em local apropriado dos indivíduos mortos, que na sua maioria era composta de grandes peixes de couro, como jaú, cachara e piraíba. Além da multa de R$ 277 mil, pela morte de mais de 550 peixes, o empreendimento também foi notificado a implantar sistema anticardumes definitivo, para evitar que novas eventos de mortandade sejam registrados nos testes operacionais e nas paradas de manutenção das unidades geradoras.

Os agentes do Ibama continuarão monitorando as atividades dos diversos empreendimentos com licenciamento federal em Mato Grosso, mas agradece o encaminhamento de denúncias cidadãs pelo Linha Verde: 0800 61 8080.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top