“Importada” na última década pelo comércio brasileiro, Black Friday se consolida como uma das principais datas para o varejo. Levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT) aponta que o faturamento do comércio no período deve mais que triplicar (+212%) em 2024, movimentando cerca de R$ 1,6 bilhão. Aproximadamente 7 em cada 10 consumidores no estado pretendem ir às compras para aproveitar os descontos sobre produtos e serviços na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças celebrado nos Estados Unidos na quinta-feira, 28 de novembro.
Em Cuiabá, a confiança do empresariado está em alta. Segundo o proprietário do Mercadão da Malha, Roberto Peron, a estimativa é que as vendas no período da Black Friday subam entre 10% e 15% no comparativo com o ano anterior.
“O ímpeto do consumidor aumentou de forma expressiva, especialmente com as melhorias realizadas na infraestrutura da região central da Capital. É a oportunidade perfeita para que empresas que atuam no ramo de confecções liquidem seus estoques e ‘preparem o terreno’ com a apresentação de novos produtos para o Natal”.
Ainda conforme a pesquisa, a intenção de compras subiu quase 20% no comparativo anual. Na visão do gestor estadual de Varejo e Mercado Digital do Sebrae-MT, Leandro Gonçalves, a data permite que os empresários atraiam mais clientes e ampliem a visibilidade, fortalecendo o vínculo com o consumidor.
“É um momento chave para que as empresas se destaquem em um mercado competitivo, ofertando descontos reais. Para chamar a atenção, é essencial ofertar produtos de qualidade, além de criar uma estratégia de marketing que combine canais digitais e físicos, promovendo crescimento e fidelização”.
E-COMMERCE
Especialistas em marketing destacam que conquistar a atenção do consumidor moderno se tornou uma dura missão para as empresas. Segundo a consultora Adriana Rocha, os clientes estão mais exigentes e fazem pesquisas detalhadas sobre produtos e serviços que os interessam.
De acordo com ela, é fundamental adotar táticas que atendam às necessidades específicas ao longo de toda a jornada de compra para criar um relacionamento sólido com diferentes perfis.
“Oferecer recursos personalizados que facilitem a busca, escolha e compra, com ações bem estruturadas antes, durante e após o processo, reduz o tempo de decisão e fortalece a presença da marca. Além disso, diversificar as opções de pagamento e criar promoções exclusivas são passos essenciais para engajar e fidelizar clientes de diferentes faixas etárias”.
João Freitas
Gazeta Digital