Capa / Cidades / AGU reforça pedido para que STF derrube ‘novo texto’ da Lei da Pesca em Mato Grosso

AGU reforça pedido para que STF derrube ‘novo texto’ da Lei da Pesca em Mato Grosso

O Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Rodrigo Araújo Messias, pediu que o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determine a inconstitucionalidade da lei nº 12.197/2023 que trata da ‘Lei da Pesca’ em Mato Grosso. A legislação está sob análise da Corte Suprema e passa por uma ‘conciliação’, contudo mesmo após as modificações no texto original, o representante da AGU vê excesso do Poder Executivo mato-grossense.

O parecer foi enviado ao ministro relator na sexta-feira (23) e trata de uma das três Ações Diretas de Inconstitucionalidades (ADI’s) que tramitam sobre o tema. No caso, movida pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA). As outras duas foram propostas pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Partido Social Democrata (PSD). Mendonça é o relator dos processos.

De acordo com a AGU, a ‘Lei da Pesca’ invade a competência da União e ‘esvazia o próprio cerne da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Atividade Pesqueira’. Jorge Messias cita também que a proposta de conciliação apresentada pelo governo não é suficiente para sanar a inconstitucionalidade na lei e ‘nem para solucionar as graves consequências impostas aos pescadores artesanais’. ‘Ante o exposto, o Advogado-Geral da União manifesta-se pela imediata concessão de medida cautelar, diante do comprovado perigo na demora da prestação jurisdicional e, no mérito, pela procedência do pedido formulado pelo requerente’, requereu o advogado-geral.

Mudança

A alteração da ‘Lei da Pesca’ pode ser votada na amanhã na Assembleia Legislativa. O projeto do governo de Mato Grosso tramita em caráter de urgência. Só não apreciado em plenário por dois pedidos de vista dos deputados Lúdio Cabral (PT) e Wilson Santos (PSD).

‘Essa votação no afogadilho é um erro. Há uma conciliação no Supremo Tribunal Federal que trata a lei 12.197/2023 aprovada aqui na Assembleia ano passado. Precisamos esperar os ministros ‘baterem o martelo por lá’, defende Wilson Santos.

Recomendação 

No dia 1º deste mês, a Advocacia Geral da União (AGU) reafirmou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, o pedido para que conceda liminar e suspenda a ‘Lei da Pesca’, que proíbe o transporte, o armazenamento e a comercialização do pescado oriundo da pesca dos rios mato-grossenses pelo período de 5 anos.

A AGU anexou uma Nota Técnica sobre a questão da proteção previdenciária das comunidades de pescadores artesanais no Estado do Mato Grosso, que será praticamente extinta, caso a lei estadual seja mantida.No documento, o órgão alega que a lei não considerou as necessidades e características específicas dos pescadores artesanais.

Ulisses Lalio

GAZETA DIGITAL

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top