Deputados estaduais aprovaram, na manhã desta quarta-feira (8), o Projeto de Lei 1.824/2023 que institui o Programa Escolas Cívico-Militares, em Mato Grosso. Em primeira votação, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a mensagem governamental gerou ampla discussão entre os parlamentares na tribuna.
Deputados do PT, Lúdio Cabral e Valdir Barranco, votaram contrários ao projeto. Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto deu parecer favorável ao texto.
Segundo o governo de Mato Grosso, a proposta está inserida no âmbito da criação e transformação de escolas estaduais em militares, propondo que seja adotado o modelo de gestão compartilhada nas referidas unidades, sobretudo em relação à qualidade do ensino e modelo de instituição escolar.
Em julho deste ano, o presidente Lula (PT) mandou encerrar o programa de escolas cívicos em todo o país, onde Mato Grosso tinha 7 unidades, inclusive a Escola Professora Maria Dimpina Lobo Duarte. Além dela, outras 4 unidades distribuídas em Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças e Várzea Grande.
Programa foi criado em 2019, pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), e permitia a transformação de escolas públicas no modelo cívico-militar.
Claryssa Amorim – Gazeta Digital
Com informações da assessoria.