Foi realizado na manhã de ontem quarta-feira, dia 15 de março – Dia Mundial do Consumidor, um café da manhã especial para a imprensa e autoridades. Esse momento objetivou a divulgação do Cadastro de Reclamação Fundamentado. A cerimônia foi realizada na sede do Procon.
Conforme divulgado através do Cadastro de Reclamação Fundamentado, o índice de resolutividade do órgão, em Alta Floresta, é de 91%. O cadastro consiste em uma lista dos casos registrados no Procon, referente ao ano de 2022. É uma espécie de Serasa das empresas. Esse banco de dados pode ser consultado pelo consumidor em caso de efetuar uma compra. O cadastro está disponível no site da Prefeitura de Alta Floresta.
O Cadastro de Reclamação Fundamentado – Sindec, em 2022, recebeu 116 reclamações. Já o Cadastro de Reclamação Fundamentado – Proconsumidor, em 2022, recebeu 241 reclamações. A divulgação do cadastro atende ao artigo 44, do Código de Defesa do Consumidor, lei nº 8.078/90.
O prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba, parabenizou o Procon pelos trabalhos. “Parabenizo a equipe do Procon pelo trabalho. O nosso Procon é referência em eficiência e credibilidade e os resultados estão aparecendo”, parabeniza o prefeito.
O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (CONDECON), o vereador Claudinei de Jesus, destacou que o conselho irá trabalhar próximo da população. “Estamos aqui para fazer essa intermediação e trabalhar pelo consumidor. Vamos seguir a linha do diálogo”, argumenta.
Os vereadores Douglas Pereira Teixeira de Carvalho, Marcos Roberto Menin e a vereadora Francisca Ilmarli Teixeira, prestigiaram a cerimônia. Também esteve presente o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Valdecir Casarin e o Vice-presidente Alexandre Rodrigues Teixeira, além de servidores públicos do Procon e imprensa local.
Em sua fala o presidente da Câmara de Vereadores, Oslen Dias dos Santos – O Tuti –, destaca que o Poder Legislativo irá atuar pelo bem do consumidor. “A Câmara está à disposição. Vamos trabalhar em conjunto com a comunidade. Estamos aqui para servir”, disse.
Editoria com Assessoria