Capa / Cidades / Crianças e adolescentes atendidos pela Assistência Social recebem dia de diversão com atividades recreativas

Crianças e adolescentes atendidos pela Assistência Social recebem dia de diversão com atividades recreativas

Em comemoração ás férias escolares, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu na última semana alguns momentos de descontração para as crianças e para os adolescentes institucionalizados nas Casas Lares de Alta Floresta, proporcionando para todos um dia de diversão e lazer.

Na quinta-feira, dia 21 de julho, as cerca de 11 crianças atendidas pela “Casa Lar – Criança” passaram o dia no “Curupy Acqua Park Hotel”, um parque aquático de Sinop, o qual disponibilizou a entrada para as crianças de 0 a 12 anos e também para os servidores que estavam acompanhando-as. Além disso, em parceria com o parque aquático, a secretaria também levou as crianças no shopping daquela cidade. Já os adolescentes da “Casa Lar- Adolescente” tiveram um dia de diversão em uma chácara de um empresário da cidade de Alta Floresta. Atualmente aproximadamente 07 adolescentes fazem parte desta Casa Lar.

De acordo com a Secretária de Assistência Social Mariney Munhoz, as crianças e adolescentes que estão institucionalizados nas Casas Lares foram, de alguma forma, tiradas da família devido a violência ou outro problema familiar. Por isso, segundo ela, nada mais justo do que trabalhar também o emocional deles levando-os para fazer algo lúdico e descontraído.

Além disso, ela salientou que devido às férias, as crianças e adolescentes acabam ficando muito tempo dentro dos abrigos e para que não fiquem muito agitados, foram oferecidos momentos de descontração fora dos abrigos. “A gente acredita que através destes eventos que fortalecem os vínculos a gente consegue lidar melhor com estas crianças e adolescentes. Foi um dia de bastante diversão, as crianças gostaram muito; foi um dia bem gratificante”, disse Mariney, em entrevista para a equipe do Jornal O Diário.

Vale ressaltar que o município de Alta Floresta adere ao programa federal ‘Família Acolhedora’ onde as crianças e adolescentes podem ser encaminhadas para famílias capacitadas por tempo determinado. Trata-se de um serviço de acolhimento provisório, até que seja viabilizada uma solução de caráter permanente para a criança ou adolescente como a reintegração familiar ou, excepcionalmente, adoção. A secretária afirmou que as famílias interessadas passam por um curso com psicólogo e equipe técnica. É feito um estudo desta família para ver se realmente está apta para acolher as crianças ou adolescentes por tempo determinado e limitado. Caso seja aprovada, essa família passa a receber uma ajuda de custo para custear as despesas dessa criança enquanto estiverem no lar deles. Quem tiver interesse precisa procurar a equipe do CREAS, que fica localizado na Rua B3, e se inscrever na capacitação.

Bruno Felipe / Jornal O Diário

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top