Capa / Cidades / Com UTI em colapso há 5 meses, SES pode fechar 10 leitos no Regional de Sinop

Com UTI em colapso há 5 meses, SES pode fechar 10 leitos no Regional de Sinop

Apesar de profissionais apontarem que não houve redução de casos graves de Covid-19 no Nortão, um dos principais hospitais da região, em Sinop, pode fechar 10 leitos de UTIs. O Hospital, que atende a pacientes de 14 municípios, está em colapso há mais de 5 meses e a situação provocou revolta de servidores que questionam a decisão da Secretária de Estado de Saúde (SES) de suspender as internações na UTI. O Regional de Sinop conta com 30 vagas de UTIs que estão todas ocupadas desde janeiro.

A enfermeira responsável técnica da UTI do Hospital Regional de Sinop, Ana Regina Garbossa explicou ao RD News  que, ontem (10), os profissionais foram informados que, a partir das 18h, a unidade não poderia mais receber pacientes. Isso porque ao desativar os 10 leitos sob gestão da empresa terceirizada Organização Goiana de Terapia Intensiva (OGTI), os pacientes da unidade serão transferidos conforme forem ficando vagos os 20 leitos sob gestão do Estado.

“Até o final do mês tinha 129 pacientes esperando UTIs e nos notificam que vão fechar 10 vagas. Estamos exaustos há um ano trabalhando no tratamento de pessoas com Covid e nos preocupa porque vemos que já estamos vivendo o início de uma terceira onda. No Hospital não fica leito vazio nem por 24 horas desde janeiro”, desabafou a enfermeira.

Ela conta que, no cotidiano da unidade, o que se vê é que os casos graves de Covid não pararam de crescer. “Não teve redução de casos, desde janeiro. Hoje, o único posicionamento da gestão é cortar os leitos conforme a SES determinou”, conta.

Sinop é o terceiro município do estado em número de casos de Covid que passam de 19 mil.

Outro lado

O RD News procurou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da assessoria de comunicação, que informou que o Estado vai se posicionar em breve.

Andhressa Barboza – RD news

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top