Capa / Cidades / Matupá anuncia que não irá acatar orientação do Estado de decretar quarentena

Matupá anuncia que não irá acatar orientação do Estado de decretar quarentena

O prefeito de Matupá, Fernando Zafonato (DEM), decidiu que não vai acatar a quarentena obrigatória de 10 dias proposta pelo Governo do Estado para frear o avanço da covid-19 em Mato Grosso.

Fernando se reuniu com outros gestores da região e a participação do Ministério Público, onde foram pautadas as medidas para serem impostos em toda a região, visto que o núcleo do norte possui municípios muito próximos o que dificulta a fiscalização.

Depois da reunião, o prefeito Fernando alertou sobre a situação da Saúde no município, e impôs que a Polícia Militar em conjunto com a vigilância municipal irá iniciar uma operação mais rígida com o intuito de fiscalizar e multar pessoas físicas ou jurídicas que não estão seguindo as medidas para controle da covid-19.

O executivo anunciou que está em negociação com dois laboratórios que produzem vacinas, onde está na lista de espera para comprar cerca de 5.000 vacinas. O prefeito anunciou que já destinou o valor de R$600 mil reais para a compra das vacinas para atender a sociedade matupaense.

Outra medida foi a mudança do lugar de atendimento dos casos suspeitos em Matupá. Os atendimentos ocorriam no PSF Central e na última semana foi transferido para a antiga “Clínica Regional”, sendo possível aumentar significativamente o atendimento para pessoas que possui sintomas ou está em suspeitas de contágio da doença.

O tratamento precoce também foi explanado pelo o executivo, tratamento que é realizado imediatamente nas pessoas que chegam no UBS Regional e tem o intuito clínico de aumentar a imunidade nos pacientes, o que pode evitar internações ou futuras mortes.

Outro passo dado pelo executivo são as negociações com as empresas que fornecem oxigênio para o município, o objetivo das negociações é que não haja futuras faltas no sistema de oxigênio municipal.

O executivo sinalizou para a contratação de novas equipes para a saúde municipal, mas devido ao aumento da COVID-19 em âmbito nacional, não está sendo fácil a contratação de profissionais na área da saúde.

Fernando Zafonato no pronunciamento pediu a toda sociedade que se cuidem, para que usem máscara, faça a higienização das mãos e mantenha o distanciamento social, visto que a nova variante já está presente na nossa região. O novo decreto municipal está sendo criado e será disponibilizado até o final do dia no portal eletrônico do município.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top