Capa / Em Destaque / SUCESSO: Prefeito Asiel avalia positivamente o 3º Encontro da Expansão da Fronteira Agrícola

SUCESSO: Prefeito Asiel avalia positivamente o 3º Encontro da Expansão da Fronteira Agrícola

Bruno Felipe / Da Reportagem

“Extremamente positivo”, foi com essas palavras que o Prefeito Municipal de Alta Floresta, Asiel Bezerra, avaliou os dois dias de palestras e troca de experiências no 3º Encontro da Expansão da Fronteira Agrícola. Idealizado pelo próprio prefeito, o evento teve como propósito mostrar a força do agronegócio local e regional, ocasião que reuniu autoridades e lideranças locais, regionais, estaduais e nacionais.

O 3º Encontro trouxe como tema “Desafios e Perspectivas para a Sustentabilidade do Agronegócio Regional” e foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. Foram dois dias com uma programação que objetivou promover a agricultura em Alta Floresta e também dos demais municípios circunvizinhos. “Foi extremamente positivo, excelentes palestras, técnicos capacitados do mais alto nível do nosso estado de Mato Grosso e creio que foi muito proveitoso para os produtores e principalmente para a divulgação do potencial agrícola da nossa região de Alta Floresta”, disse o Prefeito Asiel Bezerra, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

A reportagem do Jornal O Diário acompanhou os dois dias do evento e no segundo dia, ocorrido na sexta-feira (18), foram promovidas diversas palestras e dentre os temas apresentados está ‘Desafios do cultivo e comercialização do peixe nativo da Amazônia’, ministrada pelos membros da Cooperativa dos Aquicultores do Portal da Amazônia de Alta Floresta (COOPERPAM), Valmir Valverde e Claudecir dos Santos.

Além disso, Flavio Wruck, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ministrou a palestra ‘Produção de Forragem em Sistemas de Integração de Lavoura/Pecuária/Floresta (ILPF)’. A palestra ‘Problemas e desafios da fertilidade de solo de Alta Floresta’, foi ministrado por Gustavo Caione, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); e por fim, Cleiton Gauer do Instituto Matogrossense de Agronomia e Agropecuária (IMEA) promoveu a palestra ‘Oportunidades no Agro na Região Norte de Mato Grosso’.

Segundo o Secretário de Agricultura, Valdinei Trujilo, as palestras apresentadas contemplaram vários eixos desde o cuidado com o solo, a questão da psicultura e também o sistema de cooperativos. “As palestras estão de alto nível e em uma linguagem bem acessível; tudo voltado a essas questões que é o grande ‘gargalo’ da agricultura familiar, possibilitando para todos nós um grande cenário para entendermos melhor como que Alta Floresta está se desenvolvendo como polo nesse cenário”, explicou Trujilo, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top