Bruno Felipe / Da Reportagem
A Secretaria de Agricultura e Pecuária está realizando reuniões itinerantes em algumas comunidades rurais do município de Alta Floresta, com o objetivo de levar informações sobre os programas de assistência ao produtor existentes na Prefeitura Municipal. De acordo com a Secretária de Agricultura Célia Castro, as reuniões irão permitir que a secretaria exponha os trabalhos oferecidos pelo órgão, além disso, poderão conhecer as demandas dos produtores. “Nós temos uma equipe extremamente capaz, competente e formada, justamente para atender ao produtor”, disse Célia em entrevista ao Jornal O Diário.
A primeira reunião aconteceu na comunidade Ouro Verde no dia 04/07 e em um primeiro momento, a secretária pôde perceber tanto a aceitação quanto o interesse das pessoas. “A gente foi muito questionada, todos os técnicos que falaram eles foram questionados, de como acessar o programa, de como realmente ter esse benefício para o setor rural”, explicou ela.
As próximas reuniões acontecerão na comunidade Mundo Novo no dia 11/07; comunidade Cristo Rei no dia 18/07; Santa Rita no dia 25/07; Ramal do Mogno no dia 01/08; Jacaminho no dia 08/08 e na comunidade Rio Verde no dia 15/08. Caso o produtor não consega participar da reunião em sua comunidade, Célia explicou que são iguais e os produtores podem comparecer em qualquer uma delas para sanar as suas dúvidas.
“Pode ter certeza se de repente alguma coisa que você precisa na sua propriedade a gente não conseguir atender, nós vamos buscar onde você possa ser atendido, porque eu acho que esse é o papel do poder público, a gente está fomentando, incentivando e utilizando dessa mão de obra capacitada que nós temos dentro da secretaria para auxiliar o produtor a ter uma melhor qualidade de vida, uma melhor produção e isso tudo é crescimento para Alta Floresta”, disse Célia.
Um dos programas a serem apresentados aos produtores nas reuniões, é o ‘PróCafé’, programa que entrega mudas de café aos produtores cadastrados, os interessados em participar devem procurar a Secretaria de Agricultura localizada na sede do CEPLAC, ao lado da Caixa Econômica Federal e fazer o seu cadastro. “Para que possamos crescer nessa busca e nessa quantidade de produção de qualquer cultura a gente precisa da demanda, porque não justifica eu buscar 100 mil mudas de café se eu não tiver produtores que vão querer essas mudas”, disse Célia.