Capa / Saúde / Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 23 de abril

Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 23 de abril

Bruno Felipe com Agência Brasil

Dará início no próximo dia 23 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em todo território brasileiro. O período de vacinação vai até o dia 1° de junho. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a imunização vai assegurar a proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. O objetivo da campanha é atuar no período de maior propagação do vírus que é na transição entre o outono e o inverno. A meta deste ano é vacinar 54 milhões de pessoas. Para tanto, foram adquiridas cerca de 60 milhões de vacinas.

A iniciativa será voltada principalmente para idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e cinco anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade. Até o dia 7 de abril, de acordo com o ministério, haviam sido contabilizados 286 casos de gripe e 28 mortes no país.

42 casos suspeitos de influenza foram notificados em Mato Grosso no período entre janeiro e abril de 2018. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). De acordo com o levantamento, desse total, estão em acompanhamento e sob a investigação 21 casos suspeitos de gripe influenza com o vírus H3N2, que já circulou nos Estados Unidos e agora está no Brasil. Das 42 notificações, oito pessoas morreram, sendo que um dos óbitos foi causado pelo vírus H1N1 em Cuiabá.

O subtipo H1N1 provocou 117 casos e 16 óbitos e o H3N2, 71 casos e 12 mortes no país. A gripe é causada pelo vírus influenza e entre os sintomas que provoca estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça e na garganta e coriza.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top