Capa / Em Destaque / Por falta de profissionais, serviços de emissão de RG, identifição criminal e cadavérica são prejudicados em AF

Por falta de profissionais, serviços de emissão de RG, identifição criminal e cadavérica são prejudicados em AF

Kariny Santos

Com o número reduzido de profissionais, todos os atendimentos prestados pela POLITEC de Alta Floresta estão prejudicados, conforme o gerente regional e papiloscopista Valdecir da Costa Lage, os serviços de identificação 24 horas estão sendo realizados de forma escalonada em todo o estado, o que dificulta a emissão de carteiras de identidade, identificação criminal e identificação cadavérica.

“Nós estamos com o efetivo reduzido, aguardando a convocação de novos servidores, em assembleia geral com os demais colegas do Estado, nós decidimos cumprir apenas a carga horaria, então hoje em Alta Floresta um dia tem papiloscopista em atendimento e um dia não”, explicou Valdecir destacando que na escala, o Registro Geral (RG) está sendo feito um dia sim e um não.

                Com os problemas da falta de efetivo, tanto na área de papiloscopia quanto na área de técnico de necropsia e médicos legistas, a população é a mais afetada enfrentando problemas como a demora para a liberação de corpos, emissão de RG que na unidade local a demora chega há mais de 120 dias, além da sobrecarga dos profissionais efetivos.

“Nós temos três áreas principais, a carteira de identidade o RG, a identificação criminal onde todos os presos passam pelo processo e precisam ser identificados criminalmente e nós fazemos esse processo, e fazemos também a identificação cadavérica atuando na parte de IML quando é necessário”, destacou o gerente.

Conforme Valdecir, se nos próximos meses não houver a convocação dos aprovados no concurso, à equipe deve ficar ainda mais defasada, “hoje nós temos dois servidores, um já em processo de aposentadoria e estamos ai pedindo socorro do estado para que chame logo estes classificados do concurso que foi feito no ano passado, porque nós não estamos dando conta de atender a população como ela merece em virtude do efetivo esta bem reduzido”, destacou o profissionais explicando que para atender com eficiência, seria necessário ao menos cinco papiloscopista exercendo a função.

Em todo o Estado, a Politec possui cinco coordenadorias regionais (nos municípios de Barra do Graças, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Cáceres), e 14 gerências regionais. A Politec no norte do estado funciona com a Coordenadoria Regional de Sinop, que engloba as gerências regionais de Alta Floresta, Sorriso e Guarantã do Norte. São apenas 4 papiloscopista para atender 32 municípios na região.

politec - manifestação (1) politec - manifestação (2) politec - manifestação (4) politec - manifestação (6) politec - manifestação (7)

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top