Capa / Cidades / Prefeitura de Alta Floresta implanta Programa Crescer Saudável

Prefeitura de Alta Floresta implanta Programa Crescer Saudável

Assessoria Prefeitura de Alta Floresta

Prefeitura de Alta Floresta implanta Programa Crescer SaudávelO Programa Saúde na Escola (PSE) e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta, aplicaram, nos dias 27 e 28 de março/2018, a 1º capacitação, visando a implantação no município do Programa Crescer Saudável, programa que atuará na prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil em escolares, até 10 anos de idade.

Segundo o coordenador do Programa Saúde na Escola, Claudiomiro Viera, nesta 1º etapa do programa entre profissionais da saúde, educação, assistência social e Pastoral da Criança, foram capacitados em torno de 200 profissionais.

“19 escolas do município receberão os trabalhos, que serão desenvolvidos de forma intersetorial e multiprofissional, seguindo basicamente três linhas básica de atuação: Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Promoção da Prática de Atividade Física e Mudanças de Comportamento, além dos estudantes os trabalhos envolvera seus familiares”, informa Claudiomiro.

Claudiomiro frisa que, segundo a Organização Mundial de Saúde, a projeção é que até 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões obesos, caso nada seja feito.

A obesidade está associada há mais de 20 doenças, entre elas é responsável por 55% dos casos de Hipertensão Arterial, 50% dos casos de incontinência urinária, 50% dos casos de infarto cardíaco, 25 % dos casos de diabetes, entre outros indicadores alarmantes.

Os ministrantes da capacitação foram os servidores municipais: Claudiomiro Viera, coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE/AF), tema: Concepção – Programa Crescer Saudável; Maynessa A. M. Mello, nutricionista do Centro de Especialidades Médicas (CEM/AF); Lilian Costa. G. C. Cordeiro Santos, nutricionista do (NASF/AF); Paula Grazielly Soares, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Alta Floresta com o tema: Promoção da Alimentação Adequada e Saudável; Ismael Pereira dos Santos, psicólogo do Centro de Especialidades Médicas (CEM/AF) com o tema: Mudanças de comportamento; Adauto André Soares Melo, educador físico do (NASF/AF) com o tema: Promoção da prática de Atividade Física; Mara Patrícia M. Lopes da Secretaria de Saúde com o tema: Sistema de Informação (E-SUS AB e SISVAN).

Claudiomiro ressaltou que outras capacitações acontecerão no transcorrer do desenvolvimento das etapas do Programa Crescer Saudável.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top