Apesar das constantes campanhas de conscientização quanto ao período proibitivo das queimadas que estão sendo feitas, os crimes quanto ao mesmo ainda continuam acontecendo e colocando em risco a vida das pessoas.
Nessa segunda-feira (24) por volta das 12h00 os moradores das proximidades da rodoviária municipal de Alta Floresta ficaram bastantes assustados com a forma com que um incêndio de procedência ainda não identificada, acabou assustando os mesmos e se não fosse uma ação rápida por parte da brigada municipal, a situação poderia ter colocado em risco residências e até mesmo as vidas dos moradores que tentavam com baldes e outros vasilhas, conter o fogo que se alastrava pela área verde, mas em vão.
O incêndio na área verde teria iniciado nas proximidades do loteamento Amarilis e se estendido até o residencial Rosa dos Ventos que fica localizado aos fundos da rodoviária municipal.
Nossa redação acompanhou a ação da brigada marcada por momentos de muita tensão, uma vez que quando esticavam a mangueira na área verde, o fogo se alastrou rapidamente, mas os brigadista agiram rápido e conseguiram não só mudar a mangueira como dar fim ao foco da queimada.
Lembrando que quando isso acontece, a qualidade do ar diminui e pode provocar doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo principalmente, crianças e idosos.
De acordo com a Sema, o período proibitivo das queimadas teve inicio no ultimo dia 15 e segue até 15 de setembro em Mato Grosso. O período ainda pode ser prorrogado por causa das condições climáticas. Em 2016 e 2015 a proibição seguiu até outubro.