Capa / Em Destaque / Secretária de Assistência Social volta otimista após audiências em Cuiabá

Secretária de Assistência Social volta otimista após audiências em Cuiabá

matéria da LuzmaiaA Secretária de Assistência Social de Alta Floresta, Luzmaia Quixabeira de Araujo, voltou otimista da viagem feita a Cuiabá na última semana. Na capital matogrossense, onde esteve acompanhada da vice-prefeita, Marineia Munhoz, a gestora da Assistência Social participou de audiências na Secretaria de Estado de Cidades – Secid – e Assembleia Legislativa.

No primeiro encontro, Luzmaia tratou sobre a permuta do Estado com o município da área onde foi iniciada a construção do CEJA Ariosto da Riva, próximo ao Cemitério Municipal. A troca do terreno foi sugerida pelo Estado, uma vez que o prédio que abrigaria a escola não atende os requisitos técnicos. O prédio não comporta um segundo piso, condição fundamental para abrigar os alunos matriculados no CEJA. Para o município, o local atenderia a instalação do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social. Para referendar a permuta, o Estado precisa oficializar as condições em que se encontram a obra. Como a Secretaria de Cidades conta com poucos profissionais para esse serviço, havia a preocupação que a formalização da permuta sofresse atraso, porém, após a audiência, a gestora conseguiu que a visita acontecesse até o dia 15 de março. “Ele (agrimensor) precisa fazer as medições e assim conseguirmos regularizar a documentação do Estado passando pra gente, e assim viabilizar um recurso para a implantação do CRAS Conviver”, explicou Luzmaia, citando que a Prefeitura apresentou projeto junto ao BNDES pleiteando recursos para essa finalidade. O projeto foi aprovado, mas depende da formalização da permuta para ter sequencia. A implantação do CRAS Conviver em espaço próprio vai assegurar mais recursos na Área Social junto ao Governo Federal.

A segunda audiência também foi na Secid. A gestora de Assistência Social conseguiu apoio para ampliação do Centro de Convivencia do Idoso. O espaço foi concluído no ano passado, mas é pequeno para atender as cerca de 300 pessoas atendidas semanalmente. O projeto de ampliação deve passar pelo crivo da Secretaria de Estado de Cidades, cuja emenda é de autoria do deputado Ondanir Bortolini, o Nininho. “Estou bem otimista. Se não formos atrás, corremos o risco de perder a emenda”, pontuou a secretária. A inauguração do Centro de Convivência do Idoso deverá acontecer no mês de março.

Na capital do Estado, Luzmaia e Marineia visitaram a Assembleia Legislativa e gabinetes de parlamentares que têm demonstrado apoio aos pleitos do município, caso dos deputados Romoaldo Junior e Silvano Amaral, cujas emendas têm atendido áreas essenciais, como infraestrutura. Também no Legislativo Estadual, a secretária e a vice-prefeita buscaram informações sobre o funcionamento da Sala da Mulher, instituição criada dentro da Assembleia Legislativa e que realiza ações pontuais em beneficio a famílias em condições de vulnerabilidade. A proposta é criar em Alta Floresta a Sala da Mulher, para desenvolver ações e atender a comunidade.

Casa de Apoio

A secretária aproveitou a ida a Cuiabá para verificar o funcionamento da Casa de Apoio e ficou satisfeita com o desenvolvimento dos trabalhos prestados no local para moradores de Alta Floresta que vão à Cuiabá para tratamento médico. Luzmaia elogiou a organização e limpeza do espaço e o grau de satisfação dos usuários do local.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top