Capa / Cidades / Matupá discute Plano Municipal de Saneamento Básico

Matupá discute Plano Municipal de Saneamento Básico

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foi realizada nesta quarta-feira (23), reunião de trabalho para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico de Matupá. Na oportunidade estiveram presentes, o Prefeito Municipal Valtinho Miotto, Presidente da Câmara de Vereadores, Valdemar Frigeri, Promotor de Justiça Dr. Felipe Oliveira, Engenheiro Sanitarista da UFMT, Bruno Leonel Rossi, Secretários Municipais e Representantes do Setor de Engenharia e dos Conselhos Municipais de Saúde, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social.

A Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT) é parceira no processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e auxilia o município nas diretrizes e metas para os próximos 20 anos nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de água pluvial e manejo de resíduos sólidos domiciliares.

Dentre os 141 municípios de Mato Grosso apenas seis contam com Aterro Sanitário Municipal, e a cidade de Matupá é uma referencia por contar com uma estrutura física celular adequada e programa de gestão e monitoramento ambiental, sempre buscando atender aos critérios de engenharia e normas operacionais específicas para o controle de poluição e proteção da saúde pública.

O Prefeito Valtinho Miotto lembrou que dados da pesquisa da UFMT apontam que Matupá tem 100% da cidade coberta com sistema de distribuição de água tratada, cerca de 20% da rede de esgotamento sanitário está pronta e uma área específica já foi designada para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Pelo Plano Municipal de Saneamento Básico, a concessionária dos serviços de água e esgoto terá quatro anos para atender a demanda de 70% dos domicílios.

O Promotor de Justiça, Dr. Felipe Oliveira, disse que esse planejamento é essencial para que o Poder Público Municipal aporte recursos para esta área, o que irá impactar positivamente na saúde da população e preservação do meio ambiente.

Um dos focos principais do Plano Municipal de Saneamento Básico é a promoção da educação ambiental e a coleta seletiva de lixo como forma de geração de emprego, renda e sustentabilidade. A UFMT deverá fazer a entrega oficial do PMSB totalmente consolidado à Prefeitura de Matupá em meados de Julho/2017.

var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top