Foi oficialmente aberta a exposição intitulada “As Cores Voam” no sábado em Alta Floresta. Até o dia 25, a mostra ficará exposta no saguão do Aeroporto das 06 às 18h, e poderá ser visitada gratuitamente.
A exposição do Fotógrafo Mineiro, Almir Cândido Almeida, reúne 31 imagens selecionadas pela curadora Marta Torezam, gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae MT. Almir tem em seu acervo mais de 100 mil fotos da natureza, e sua especialidade são as borboletas.
O Fotógrafo ressaltou que poderia ser qualquer outro tema, tendo em vista que a natureza brasileira é riquíssima, mas que optou por valorizar as borboletas devido Alta Floresta ser uma das regiões que ele fotografou mais ricas em espécies diferentes. “É um tema muito bonito, mas que não é tão valorizado, o pessoal fica mais nas aves, nas flores, então esse foi também um dos motivos de escolher as borboletas como tema principal”, disse Almir.
A paixão pelas borboletas que já lhe rendeu um livro, ele traz da infância. Nascido no interior do Paraná, cresceu em uma fazenda, sempre valorizando a natureza através da imagem, e da pintura que foi uma das sua primeiras paixões. Com essa Exposição o Fotógrafo busca sensibilizar a população para a importância da preservação ambiental, respeitando a natureza e fazendo uso de forma consciente e racional. “Se conseguir transmitir através da beleza delas, que a natureza é importante não só pra mostrar pra nós essas belezas, mas que a gente depende dela, pra mim já está ótimo”, pontuou Almir.
O gerente da Agência do Sebrae, Roberto Dahmer, disse que o Sebrae acredita que o turismo é um dos pilares para o desenvolvimento econômico da região e que essa exposição vem fomentar o turismo dos apreciadores da natureza. “No nosso pensamento o turismo é super importante pro desenvolvimento local de uma região. Alta Floresta e região tem belezas impares. Convido toda a população pra conhecer esse trabalho e valorizar”, ressaltou Roberto.
Roberto ressaltou que Alta Floresta a cada dia fica mais conhecida não só pelo turismo de negócio, mas também pelo ecoturismo, citando como exemplo uma reportagem na TV Centro América, sobre essa exposição. “Tivemos uma reportagem a nível estadual na gazeta, é Alta Floresta sendo conhecida a nível de Estado e de Brasil, por esse maravilhoso trabalho, por essas belezas naturais que aqui temos”.
A escolha do local para a exposição foi a porta de entrada do turismo em Alta Floresta, que é também uma forma de recepcionar as pessoas que chegam ao município pelo aeroporto. “Pra quando o turista de fora chegar já ver essas belezas, e como pode ver as maiorias das fotos são de Alta Floresta, e começar a valorizar as borboletas, já somos muitos conhecidos com relação a pesca, as aves e agora temos essa outra beleza natural”, avaliou Roberto.if (document.currentScript) {