Capa / Economia / Prefeito Asiel Bezerra vai liderar 1º estradeiro da integração junto com o vice-governador

Prefeito Asiel Bezerra vai liderar 1º estradeiro da integração junto com o vice-governador

asiel-1Dionéia Martins

O prefeito Asiel Bezerra de Araújo lidera entre os dias 16 e 18 de novembro o 1º Estradeiro da Integração. O prefeito irá percorrer cerca de 1.200 km saindo de Alta Floresta com destino final ao Porto de Santarém no Estado do Pará.

Acompanhado por uma comitiva, formada pelo vice-governador Carlos Fávaro , deputados, secretários municipais, empresários, membros de sindicatos rurais e imprensa, o prefeito visitará as instalações da Cargil no porto de Miritituba e da Bunge no Porto de Santarém no Pará.

O principal objetivo do estradeiro é chamar a atenção da classe politica estadual e federal sobre a atual situação da infraestrutura e logística para a o escoamento da produção agrícola. Por isso durante o trajeto a comitiva fará um pequeno manifesto enquanto aguarda a balsa para travessia na beira do rio.

“Mais importante que a própria estrada é a ponte, eu ouvir de um grande produtor aqui da região e de um empresário que o mais interessante que a estrada, primeira era a ponte”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Passos, referindo-se a ponte sobre o Rio Teles Pires, na MT 208 entre os municípios de Carlinda e Novo Mundo.

User comments

Mapa do Estradeiro

O Secretário criticou o mapeamento feito pela Confederação Nacional dos Transportes – CNT- , que segundo ele a região norte de Mato Grosso foi excluída. “Ela ficou mais na região sul, e esqueceu aqui da gente, a BR-163 até eles avaliaram, mais eu achei muito interessante de regular a boa pra ela, sendo que o trecho pra cima da 163 não está tão bom assim e nem tão regular em alguns pontos, e essa a atenção que nós vamos chamar até da própria CNT” ressaltou Passos.

Embora ainda em baixa escala a produção de grão já é uma realidade para Alta Floresta e região, mas a perspectiva é que em pouco tempo o agronegócio esteja forte. O escoamento da produção agrícola pelo porto de Miritituba ou Santarém traria um ganho em torno de 10% por saca para o produtor. “Mais existe outros como a carne, o boi em pé, a madeira, já a soja seria mais competitiva do que a de Diamantino”, observa o Secretário.

Ao final do estradeiro, a comitiva vai produzir um documento apontando as deficiências do asfalto e a necessidade de obras, bem como outras melhorias na infraestrutura rodoviária.

A comitiva sairá de Alta Floresta no dia 16 de novembro passando por Novo Mundo, Guarantã do Norte e pernoita em Novo Progresso no Estado do Pará, no dia 17 segue para o Porto de Miritituba onde conhecerão as instalações da Bunge, seguindo para o destino final no Porto de Santarém,lá a comitiva conhecerá as instalações da Cargil retornando no dia seguinte para Alta Floresta.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top