Capa / Cidades / CHTP e instituições parceiras planejam ações para revitalização do PA São Pedro

CHTP e instituições parceiras planejam ações para revitalização do PA São Pedro

Assessoria da CHTP

A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) promoveu no dia 31 de maio, uma reunião com as instituições parceiras e empresas contratadas para execução e gestão do Projeto de Revitalização do Assentamento São Pedro, localizado em Paranaíta, para alinhar e planejar as estratégias de atuação e desenvolvimento dos trabalhos nas 22 comunidades do assentamento.

A região vai receber R$ 8 milhões de reais em investimentos alocados pela CHTP junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Nos reunimos com os parceiros para estudar detalhes das ações a serem desenvolvidas no assentamento, ajustamos o cronograma de atividades e realizamos demonstração dos trabalhos já realizados. Planejar e organizar os próximos passos garantirá o sucesso desse projeto”, disse a coordenadora de Socioeconomia da CHTP, Marcileny Miranda.

01

O lançamento oficial do projeto ocorreu no dia 10 de maio com a presença de aproximadamente 300 pessoas entre moradores do assentamento, autoridades políticas e representantes de instituições locais. As ações do projeto serão acompanhadas por um conselho gestor que será formado por representantes das comunidades do assentamento, BNDES, CHTP, Prefeitura de Paranaíta, Incra e ICV.

Essa primeira reunião de trabalho contou com a participação de profissionais da CHTP, Prefeitura Municipal de Paranaíta, Instituto Centro de Vida (ICV), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Gaia Social. O projeto também tem como parceiro o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O programa vai atender o assentamento com capacitações, assistência técnica para geração de renda por meio de manejo sustentável e diversificação da produção, aquisição de patrulhas mecanizadas, recuperação e manutenção de estradas, construção de centro comunitário, diagnóstico das atividades agropecuárias e da cadeia produtiva do leite, georreferenciamento das propriedades, regularização de títulos de posse das propriedades, cadastro ambiental rural, zoneamento ambiental, criação de unidades demonstrativas de produção, recuperação de nascentes e plantio de mudas em áreas degradadas.

A coordenadora da Iniciativa de Municípios Sustentáveis do ICV, Irene Duarte, destaca que os trabalhos vão colaborar para que o assentamento se torne uma referência para o estado. “A partir do momento que o assentamento recebe uma revitalização na sua parte ambiental e produtiva, capacitações, mais estrutura, ele passa a produzir com mais sustentabilidade e agrega valor aos produtos. O assentamento vai ter as nascentes recuperadas, tornando-se referência para região”, atesta Irene Duarte.

 } else {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top