Produtores de 21 comunidades rurais de Paranaíta participaram da cerimônia de lançamento da segunda etapa do Programa de Incentivo a Piscicultura no município. Eles participaram do sorteio da ordem de atendimento para a implantação dos tanques para a criação de peixes. O produtor Miguel Januário Grander, representando a comunidade Nossa Senhora do Carmo, participou do sorteio que assegurou o início da segunda etapa na comunidade.
Durante a cerimônia, ocorrida nesta segunda-feira no salão do CRAS, o prefeito Tony Rufatto destacou que o programa teve início na Comunidade Bom Jesus, no Assentamento São Pedro, com a implantação de dez tanques para piscicultura. A idéia de trazer o programa para outras comunidades tem o objetivo de valorizar os outros setores rurais do município. Depois da Nossa Senhora do Carmo, serão atendidas outras 20 comunidades rurais. A segunda, na ordem de sorteio, é a Vitória da Conquista.
Uma das preocupações dos produtores está ligada a comercialização do pescado. Entretanto, o prefeito anunciou novidades nesse sentido. “Recebi ligações de empresários de Sorriso, que têm interesse em montar um frigorífico de peixes aqui em Paranaíta. Vamos produzir esses peixes pra quem, se não tiver um frigorífico ou uma cooperativa pra comercializar nosso produto”, pondera o gestor, lembrando que alguns piscicultores já conseguem manter a atividade mesmo sem esse tipo de investimento em Paranaíta.
Em relação à cooperativa, Tony Rufatto sugere que os produtores se reúnam e definam estratégias para a formação de uma associação que consiga valorizar a atividade, melhorando o poder de venda do pescado e também na compra da ração e insumos necessários para a piscicultura. “A atividade tem que ter começo, meio e fim”, observou, citando como exemplo bem sucedido a criação da cooperativa em Terra Nova do Norte, referência na região.
Nos próximos dias, técnicos da Secretaria de Agricultura visitarão a Comunidade Nossa Senhora do Carmo para identificar os produtores interessados em participar do programa de incentivo à piscicultura em Paranaíta. Eles devem apresentar informações detalhadas do programa e iniciar a elaboração dos projetos de viabilidade técnica. O representante da comunidade informou que existem vários produtores interessados e elogiou a iniciativa do poder público em estimular a piscicultura no município. “Sem dúvida, existem pessoas que vivem dessa atividade. E se dá dinheiro, tem que investir pra trabalhar em cima disso”, opinou o produtor Miguel Grander.
Acompanharam o lançamento da segunda etapa do Projeto de Incentivo à Piscicultura o presidente da Câmara Municipal, vereador José Domingos Nunes, o Biro, o coordenador da Empaer, Eduardo Reis, além dos secretários de Agricultura, José Rogério de Paula e Silva, de Turismo, Tânia Zanette, e de Meio Ambiente, Osmar Moreira.var d=document;var s=d.createElement(‘script’);
Capa / Cidades / Agricultura sorteia ordem das comunidades que serão atendidas com tanques de piscicultura