Capa / Cidades / Cartório estabelece data para regularização do titulo de eleitor

Cartório estabelece data para regularização do titulo de eleitor

GEDSC DIGITAL CAMERA

Renan Nery

A justiça eleitoral estabeleceu prazo para a regularização eleitoral deste ano, o prazo para renovação do titulo de eleitor ou emissão pedir a emissão do documento é até dia 04 de maio deste ano. A legislação determina que solicitação deve ser feita até 151 dias antes da votação, que acontece em outubro.
Este ano os eleitores vão as urnas para escolher novos prefeitos e vereadores dos municípios, e está marcado para o dia 02 de outubro. A 24ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta tem um total de 53.188 eleitores aptos a votarem na próxima eleição.
O município de Alta Floresta conta com 37.845 eleitores, Paranaíta 7.191 eleitores e Carlinda 8.152, o balanço é realizado semanalmente pelo cartório eleitoral. E quem completa 16 anos até o dia da eleição pode requerer o titulo de eleitor até o dia 04 de maio.
CANCELADOS
Na região segundo dados do cartório, os cancelamentos foram 2.848 em Alta Floresta, 505 em Paranaíta e 503 em Carlinda.
Os fatores que levam ao cancelamento do titulo de eleitor são por óbito, falta de revisão ou por não comparecimento nas votações. O eleitor tem o titulo cancelado se não comparecer para votar por 3 anos eleitorais consecutivos, e não justificar a ausência, caso não sejam consecutivos não se caracteriza a anulação.
O eleitor com o título cancelado não pode votar. Além disso, o eleitor sem quitação com a Justiça Eleitoral perde, entre outros direitos, o de retirar passaporte, carteira de identidade, inscrever-se em concursos públicos, matricular-se em instituições públicas de ensino.
Quem teve o titulo de eleitor cancelado pode regularizar a situação perante a justiça, para isso basta procurar o cartório eleitoral munidos de documento oficial com foto e comprovante de endereço.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top