Paranaíta participa, esse ano, do 9º Prêmio Prefeito Empreendedor idealizado pelo Sebrae. Com a iniciativa, o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena Empresa pretende reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. O rrêmio é dividido em etapas estadual e nacional.
Nesta quarta-feira , 09,, o analista do Sebrae-MT, Marcio Silva, visitou o Centro de Atendimento ao Empresário – CAE, avaliando as evidências que embasaram a elaboração do projeto inscrito pelo município. O agente de desenvolvimento local e gerente do CAE, Adão Licieski, confirmou as informações contidas no projeto, destacando as ações promovidas pelo município que estimulam os microempreendedores individuais a participarem, por exemplo, de licitações. Com isso, além de melhorarem seus empreendimentos, os MEI’s colaboram no aumento da arrecadação de impostos do município e na geração de novas oportunidades de trabalho.
Com o funcionamento do CAE, que ocupa uma das salas da Prefeitura Municipal, houve aumento no número de empresas em Paranaíta. O número de saltou de 217, em 2009, para as atuais 913 microempresas. No período de implantação do projeto, em 2012 a 2016, o número de microempreendedores individuais (MEI) passou de 235 para 560. O município inscreveu o projeto ‘Fortalecimento do Empreendedorismo’ através da implantação do Centro de Atendimento ao Empreendedor.
Um dos microempreendedores individuais beneficiados com a implantação da CAE, o pintor Fábio Mota, foi entrevista pelo consultor do Sebrae. Ele já participou de duas licitações públicas e, em razão dos ganhos financeiros obtidos após a abertura de sua MEI, mudou o regime tributário, passando a atuar como microempreendedor.
O consultor do Sebrae também foi recebido pelo prefeito Tony Rufatto onde explicou que a visita ao município compreende a etapa do prêmio onde os consultores buscam confirmar as informações apresentadas no projeto de inscrição do município. O gestor agradeceu a visita e reafirmou o interesse em ter o Sebrae presente como parceiro no município.