Capa / Cidades / Alta Floresta recebe veículo para atender agricultura familiar

Alta Floresta recebe veículo para atender agricultura familiar

DSC_0299Giselle Oliveira

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Agricultura

Alta Floresta foi contemplada nesta segunda-feira (23.09), com um veículo para atender a agricultura familiar, outros 16 municípios da região foram beneficiados. A proposta é estruturar as secretarias de agricultura e consórcios dos municípios integrantes do território da Cidadania Portal da Amazônia. A cerimônia de entrega ocorreu no Centro Cultural de Eventos, na Praça do Avião, as chaves foram entregues pelo governador do Estado Pedro Taques, e pelo secretário de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista.

Os veículos foram adquiridos por meio do Programa de Apoio à Infraestrutura nos Territórios Rurais (Proinf) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), visando fortalecer a agricultura familiar dos municípios do território do Portal da Amazônia, e faz parte de um dos convênios da gestão anterior que estão sendo recuperados. “O estado esta fazendo um trabalho de recuperar os convênios antigos, dando sua contrapartida, já foi feito um evento em Nossa Senhora do Livramento, agora em Alta Floresta e em sequencia em Mirassol do Oeste” explicou o governador Pedro Taques.

De acordo com o governador Pedro Taques, 17 municípios da região estão sendo beneficiados. “Cada município esta recebendo um veículo, isso é para dar condições à agricultura familiar de Mato Grosso, para que possam produzir como eles sabem fazer e ter instrumentos para apoio de pesquisa e técnica. A agricultura familiar do estado será instrumento de mudança na realidade de mais de 109 mil famílias”, frisou Taques.

Os municípios contemplados são: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Novo Mundo, Nova Santa Helena, Nova Guarita, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte. O consórcio Portal da Amazônia e o Vale do Teles Pires também foram beneficiados cada um com 1 veículo. Além de 1 veículo que foi destinado para atender a necessidade do Território da Cidadania Portal da Amazônia formado pelos 17 municípios. Totalizando 20 veículos para a região.

O prefeito Asiel Bezerra, disse que Alta Floresta esta de parabéns com a vinda do governador Pedro Taques, que trouxe boas notícias para todos os altaflorestenses. “Hoje o governador esta entregando esse veículo para Alta Floresta destinado a agricultura familiar, que é importante para o município que precisa de apoio do estado. Já que o médio e grande agricultor por si consegue se manter, já a agricultura familiar precisa deste auxílio, e o estado tem nos dado esse apoio trazendo esse carro para Alta Floresta e os municípios da região”, frisou o gestor.

Suelme Evangelista destacou que esses veículos são importantes para as secretarias de agricultura. “Muitas secretarias municipais não tem veículos para que os técnicos possam chegar à ponta, e são destinados de uso exclusivo para a agricultura familiar, e vão auxiliar esse trabalho junto aquele que precisa”.

Para a secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento de Alta Floresta, Aparecida Sicuto, esse veículo é mais uma conquista fruto do trabalho dos técnicos da pasta. A aquisição destes carros para atender os municípios surgiu nas discussões do Território da Cidadania Portal da Amazônia que entendeu a necessidade de estruturar as secretarias com o propósito de auxiliar na mobilização das ações da agricultura familiar. “Com toda certeza esse veículo irá ajudar neste trabalho voltado à agricultura familiar”, frisou.

Veículos
Foram entregues nesta segunda-feira (23.11) 20 veículos Fiat Uno, motor 1.0, quatro portas e direção hidráulica. A aquisição é resultado de um investimento de R$ 467,5 mil oriundos de convênio do Estado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Bezerra.


Participaram da cerimônia os deputados estaduais Pedro Satélite, Dilmar Dal Bosco e Romoaldo Júnior, além do deputado federal Nilson Leitão. Vereadores de Alta Floresta e região, secretários municipais de cidades contempladas, representantes de entidades de classe, servidores públicos, alunos do Secitec/AF.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top