Capa / Em Destaque / Hospital adota nova rotina para melhorar atendimento

Hospital adota nova rotina para melhorar atendimento

MPF vai investigar supostas irregularidades no Hospital RegionalA partir de segunda-feira (21.09), a população de Alta Floresta e região deverá procurar as unidades básicas de saúde (UBS) dos municípios antes de se dirigir ao Hospital Regional do município – com exceção dos casos considerados de urgência e emergência. Pacientes atendidos no hospital e que não apresentarem estas condições serão encaminhados para as UBS. A decisão foi tomada pela diretoria do Hospital Regional em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde durante reunião na terça-feira (15.09).

A medida será adotada durante os horários de funcionamento das unidades básicas. Nos demais horários, os pacientes receberão os primeiros atendimentos no hospital e posteriormente serão encaminhados para o atendimento nos postos de saúde de referência na região onde moram.

O diretor do hospital, José Marcos da Silva, explicou que o número de pacientes que procuram o pronto-atendimento da unidade regional sem encaminhamento das UBS vem aumentando gradativamente. Por este motivo é necessário sensibilizar a população quanto à classificação de risco no atendimento. De janeiro a julho, o número de atendimentos classificados como azul e verde foi superior a 50% do total de pacientes atendidos no Hospital Regional no período, que foi de 18.302 pessoas.

“Por isso há a necessidade do paciente ser atendido primeiramente na unidade básica de saúde. Se caso o quadro dele demonstrar necessidade de encaminhamento para o hospital, isto será feito pela UBS, e no encaminhamento deverá conter dados do paciente como nome completo, local de atendimento, quadro clínico, sinais vitais, data e horário de atendimento. Além disso, as unidades deverão informar via telefone o encaminhamento”, explicou o diretor.

No caso de pacientes que procurarem diretamente o pronto-atendimento do Hospital Regional, em horário de funcionamento das unidades básicas, e forem identificados com classificação de risco azul, estes serão encaminhados de volta para as UBS com uma guia de referência do hospital comprovando o atendimento. “A classificação de risco também será realizada nos pacientes que forem encaminhados pelas unidades. As equipes das UBS serão orientadas quanto à necessidade de cumprirem a forma correta de encaminhamento e também de preenchimento do documento”.

De acordo com José Marcos, o documento de encaminhamento deverá ser preenchido apenas pelo médico ou enfermeiro, exceto na ausência destes o técnico de enfermagem poderá realizar o procedimento. Somente no caso das unidades rurais o encaminhamento poderá ser feito pelo responsável do estabelecimento de saúde. “Mas em todos os casos será obrigatório o contato telefônico avisando do encaminhamento do paciente”.

Classificação de risco

A classificação de risco começa com o acolhimento do paciente na unidade hospitalar, no qual são identificados os sintomas dos pacientes que procuram o serviço médico, demonstrando a necessidade de atendimento de acordo com o grau de sofrimento e gravidade. Com base em Protocolos Clínicos utilizados internacionalmente, são usadas cores para classificar a prioridade do atendimento.

A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento, enquanto que a cor azul identifica pacientes sem urgência – ambos os casos podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde. (Assessoria/ SES-MT)

fonte: Dani Danchura

 

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top