Capa / Cidades / “Cadastro Único porta de entrada para 16 benefícios”, diz gestora do Bolsa Família

“Cadastro Único porta de entrada para 16 benefícios”, diz gestora do Bolsa Família

 Quando falamos em cadastro único logo se pensa em bolsa família. Foi para esclarecer sobre esta questão que a gestora do Bolsa Família Juliana Maria Luiza Costa participou do Programa Paço Municipal que vai ao ar pela Radio Progresso, nesta segunda-feira,14.

Em entrevista ao radialista Cícero Tavares, Juliana Ávila esclareceu aos ouvintes que o cadastro único serve para que  o usuário tenha acesso a um ou mais dos 16 benefícios do Governo Federal.

Bolsa Família, carteira do idoso, isenção de taxa para concurso público, aposentadoria, programa Minha Casa Minha Vida e tarifa social de energia elétrica são alguns dos 16 benefícios que a população de baixa renda tem direito.

O cadastro atualizado é de suma importância para  conseguir ou manter o benefício. O primeiro passo a ser dado para ser incluído no programa é procurar uma unidade do Cras de posse da carteira de identidade, CPF, titulo de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de energia e documentos dos filhos.

Por falta de atualizar o cadastro muitas famílias acabam perdendo o benefício, no entanto, Juliana Ávila diz que basta procurar o Cras ou o cadastro único, atualizar os dados para ser incluído novamente nos programas sociais.  “Cadastro único não é só para receber  bolsa família ele é porta de entrada para outros benefícios que as famílias vão visar algum dia”, pontua a gestora do Bolsa Família .

 

Alta Floresta tem 2.837 famílias incluídas no Cadastro Único, recebendo algum beneficio ou em fase de aprovação do cadastro. A partir do cadastro e das entrevistas feitas pela equipe técnica, é que vai saber qual o programa social que ela será incluída “Por isso que é CADASTRO ÚNICO INCLUIR PARA CONHECER, nós conhecemos as famílias para poder destinar ela ao serviço de assistência social que mais cabe”, esclarece Juliana Ávila.

Quando a família muda de cidade ou estado ela não perde o beneficio, mas precisa procurar a Assistência Social do novo endereço para atualizar o cadastro no programa. Manter os filhos menores de 18 anos matriculados e com aproveitamento de 85% na escola, fazer a pesagem do programa bolsa família e manter o cartão de vacinação em dia, são fundamentais para evitar que o beneficio seja cancelado, bloqueado ou suspenso.

Outro beneficio ofertado pelos Cras é a certidão de nascimento dos membros da família de baixa renda. Para atualizar os dados ou saber mais informações sobre os programas sociais ofertados, os interessados devem procurar uma unidade do Cras.  Em Alta Floresta são dois Cras, o Casa da Família localizado no bairro Bom pastor e o Cras Conviver na rua D-5

O horário de funcionamento do Cadastro Único que fica no pavilhão da Prefeitura e os Cras funcionam em horário diferenciado para melhor atender a população. De segunda a sexta-feira das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas e sexta-feira somente no horário da manhã,  a tarde a equipe faz visitas domiciliares para aqueles que por algum motivo não podem vim até o local. Para agendar a visita da equipe, basta ligar no telefone 3512-3122. Este telefone também serve para esclarecimentos e denúncias.

 

Dionéia Martins

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Alta Floresta

 

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top