Capa / Cultura / PRODAM entrega 120 colmeias de abelhas sem ferrão nativas da Amazônia

PRODAM entrega 120 colmeias de abelhas sem ferrão nativas da Amazônia

 

PRODAM entrega 120 colmeias de abelhas sem ferrão nativas da Amazônia-1O Projeto Olhos D’ Água da Amazônia executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SECMA), da Prefeitura de Alta Floresta, realizou nesta quinta-feira, 10 de setembro, a segunda entrega de colmeias de abelhas sem ferrão nativas da Amazônia. Nesta entrega foram disponibilizadas 120 colmeias para pequenos produtores rurais que participaram dos cursos de capacitação de Meliponicultura e tem áreas em processo de recuperação, as abelhas sem ferrão são agentes de polinização nos biomas brasileiros.

Atualmente o Meliponário Municipal de Alta Floresta, conta com 300 colmeias de abelhas nativas sem ferrão da Amazônia, a cada 4 meses é realizado a replicação das caixas transformando uma colmeia em duas. Até março de 2016, estão previstas mais duas entregas de colmeias.

Segundo a engenheira agrônoma Juliana Ferreira da Silva, responsável pela meta de fortalecimento da cadeia produtiva do mel, contemplado no Projeto Olhos D’ Água da Amazônia fase II, a doação de colmeias iniciou em 2014. Antes de receber as caixas de colmeias, os produtores rurais participam de cursos de capacitação, que aborda temas desde legislação e regularização ambiental e definição sobre meliponicultura, além de ensinar sobre as técnicas de reprodução e alimentação, para que possam atuar com a meliponicultura.

“Em seguida dos cursos eles recebem as colmeias, cada agricultor recebeu 6 colmeias elas vão ser instaladas nas áreas de mata ciliar que estão sendo recuperadas pelo agricultor em parceria com o PRODAM, e quando já existe floresta suficiente as caixas são instaladas na área de reserva legal. O projeto tem um foco ambiental, as abelhas sem ferrão são o principal agente de polinização do bioma amazônico e de outros biomas brasileiros. Além de auxiliar na área ambiental pode agregar valor de renda ao produtor, que pode comercializar o mel ou a colmeia”, explica Juliana.

Vale lembrar que o Projeto Olhos D’ Água da Amazônia vem beneficiar o pequeno produtor rural de até 400 hectares (4 módulos fiscais), o interessado em receber as caixas de colmeias podem procurar a SECMA e fazer sua pré-inscrição. Até o final do projeto em março de 2016, ainda serão promovidos cursos de capacitação.

Produtor rural na comunidade Central, Paulo Martins, destaca que esta ação realizada pelo Projeto Olhos D’ Água da Amazônia através da Secretaria de Meio Ambiente, é importante para incentivar o produtor. ” Essa experiência de custo nós não temos e o Meio Ambiente através do Projeto fez essa doação de abelha sem ferrão, nós entramos somente com a caixinha, e eles fornecem as abelhas, que no começo serve para agregar valor a propriedade, nós recebemos 6 caixinhas e dessa caixas vamos replicar-las aumentando nossa capacidade”, completa.

Para a secretária de Meio Ambiente, Aparecida Sicuto, o principal objetivo desta ação é ajudar na polinização e recuperação de nascentes, e o incremento de renda para o pequeno produtor rural. “É uma alternativa para utilizar na propriedade dele, seja para consumo próprio ou venda se ele quiser, além de ter papel fundamental na questão ambiental”, ressalta.

O coordenador executivo do Projeto Olhos D’ Água da Amazônia, José Alesando Rodrigues, reforça que o projeto estimula por meio do fortalecimento da cadeia produtiva do mel, essa cultura de criar abelhas sem ferrão nativas da Amazônia. “É um mecanismo de auxiliar o pequeno produtor rural com a ampliação da renda familiar, além de ajudar no processo de recuperação de nascentes com a polinização”, pondera.

Giselle Oliveira

Assessoria de Imprensa – Projeto Olhos D’ Água da Amazônia

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top