Capa / Saúde / Atenção Básica se reúne com gestantes na UBS São José Operário

Atenção Básica se reúne com gestantes na UBS São José Operário

DSCN6159

“Agosto Dourado”. Com essa denominação mundial, o país inteiro desenvolveu, durante todo o mês, diversas ações pró-amamentação.

Em Alta Floresta, já no início do mês, em comemoração à “Semana Mundial do Aleitamento Materno” (01 a 07/08), palestras sobre a importância da amamentação e os cuidados que as gestantes devem tomar durante a gestação e no período pós-parto, bem como o uso do peito na forma correta de amamentação foram realizadas.

Na última quarta-feira, 26, a Atenção Básica mobilizou uma equipe para um café da manhã com gestantes na recém reformada Unidade Básica de Saúde do bairro São José Operário que tem como médica a doutora Bárbara Miranda Medeiros que teve a oportunidade de participar daquela ação, juntamente com a cirurgiã dentista Sandra Elaine Gerlach Gesualdo que palestrou, para as presentes, sobre Saúde Bucal.

Na palestra, Sandra realçou o valor de uma boa escovação que, assim como o leite materno para o bebê, previne a mãe de diversas doenças, ressaltando o fato de que nesse período, o da gestação, aumenta-se a salivação causando muitas vezes ânsias, enjôos, distanciando-as desses cuidados, o que pode ser corrigido com a ingestão de frutas desidratadas, como ameixas secas, uvas passa, damasco, “coisas não muito baratas, mas que não são para o consumo exagerado. Evitar comidas gordurosas, muitos condimentos, lanches etc. além de fracionar as alimentações e socorrer ao auxílio do limão que é azedo e que as grávidas não enjoam do fruto’, disse com propriedade a doutora que há anos pertence a Saúde Pública do município.

Sandra Gesualdo também orientou sobre escovação dos pequenos nos seus primeiros dentinhos até a totalização dos 20 chamados dentes-de-leite e a forma da amamentação correta reduzindo o risco de mais tarde terem de usar aparelho corretivo, assunto que também seria abordado pela nutricionista Paula Soares do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Paula Soares complementou as palavras da dentista, enfatizando, como vem fazendo no atendimento junto às Unidades Básicas de Saúde, sobre a forma correta e importância da amamentação em, no mínimo, até os seis meses.

Também do NASF a fisioterapeuta Cleidimar Martins desenvolveu uma breve dinâmica com as gestantes orientando-as para pequenas e saudáveis atividades físicas, indispensáveis nesse período, obviamente que sob acompanhamento de profissionais da área, um serviço prestado pelo poder público do município e que, por isso, não tem custo para as pacientes.

Carlos Alberto de Lima/

Assessoria PMAF

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top