Capa / Cidades / Conferência Municipal de Educação, mais uma etapa do PNE para o decênio

Conferência Municipal de Educação, mais uma etapa do PNE para o decênio

DSCN9353A Prefeitura Municipal de Alta Floresta, por meio de sua Secretaria de Educação e do Conselho Municipal de Educação realizam nos dias 1, 2 e 3 de junho a Conferência Municipal de Educação para aprovação do novo PME – Plano Municipal de Educação – de Alta Floresta.

O evento teve sua abertura oficial na noite de segunda-feira (01) no anfiteatro do Centro Cultural e contou com a presença de professores das redes municipal e estadual e diversas autoridades como as que compuseram a mesa, prefeito Asiel Bezerra, secretária de Educação Lenita Kroker, presidente da Câmara de Vereadores Eloi Crestani, Maria Dolores de Freitas representando a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), José Marcos do Santos Assessor Pedagógico da Secretaria de Estado de Educação, Atílio Damásio, presidente do Conselho Municipal de Educação, Francisca Ilmarli Teixeira, diretora regional do SINTEP/MT e Ronaldo Adriano Freitas Lima, coordenador da Comissão Executiva do PNE e vereador líder do prefeito Reinaldo de Souza.

Em nome da Comissão Executiva do PNE, o coordenador Ronaldo Adriano agradeceu a secretária Lenita Kroker que o incumbiu para coordenar o documento base do PNE, os integrantes da Comissão Executiva e os membros das onze Comissões Técnicas. “É desse processo coletivo que vamos materializar o documento a ser entregue ao prefeito que o enviará para a Câmara para aprovação dos vereadores”

Atílio Damásio lembrou que as discussões do PNE começaram em fevereiro de 2014 e “hoje estamos a dois passos para a aprovação desse projeto para uma década. Estamos aqui para comprometermos a realização de um sonho para com os alunos de Alta Floresta”, disse.

“O texto base está impecável, nele você vê todos os anseios ali expresso”, reforçou o assessor pedagógico do Estado José Marcos dos Santos.

O presidente da Câmara, vereador Elói Crestani afirmou que “A Câmara vai analisar o documento e dar a sua contribuição”

Com a responsabilidade de secretária de Educação do município, Lenita Kroker cumprimentou a mesa e aos presentes em nome da vereadora Elisa e do padre Isaias e argumentou: “A sociedade brasileira precisa de sujeito que possa garantir a Educação e nós somos agentes que buscam essas ações”.

Lenita fez questão de agradecer os membros da Comissão Executiva registrando, além do coordenador  Ronaldo Adriano, os nomes de Solange dos Santos, Márcia Cristina Machado Pasuch, Nilson Pereira da Silva, Carlos Alberto Cardoso e Ana Aparecida Bandini Rossi e destacou  a criação das onze comissões que trabalharam para que tudo desse certo. “O meu desejo é que esse trabalho possam fomentar a qualidade da Educação”, reforçando a tese do alinhamento entre os três planos, nacional, estadual e municipal e que os municípios que não elaborarem o plano estarão fora da pactuação nacional.

Finalizando os pronunciamentos o Prefeito Asiel Bezerra se dirigiu aos vereadores. “Todos vocês vão dar a sua opinião, vereadora Elisa, todos vão opinar e depois esse documento voltará para mim que vou sancionar. Então está nas mãos de vocês. Meu muito obrigado e que Deus abençoe a todos”, concluiu.

Na sequência a representante da SASE, Maria Dolores de Freitas proferiu a palestra “Plano Municipal de Educação – Movimento reflexivo de intenções e ações públicas com qualidade social para todos e todas” e também a palestra “Sistema Único de Ensino” pela diretora regional do SINTEP/MT Francisca Ilmarli Teixeira.

Ainda na noite de segunda-feira o regimento da conferência foi lido e aprovado.

O dia 2 reservou-se para discussões nos chamados GTs – Grupos de Trabalho – e plenárias.

Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Alta Floresta

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top