Capa / Educação / Livro que conta a história do garimpo em Mato Grosso será lançado na próxima semana

Livro que conta a história do garimpo em Mato Grosso será lançado na próxima semana

IFMTSerá lançado na próxima segunda, 27, na sede do TEAF (Teatro Experimental), localizado na perimetral Rogério Silva, o livro “A história na fronteira Garimpo em Mato Grosso na segunda metade do século XX” que tem como objetivo ajudar a sociedade, a aprender e compreender mais da história e da formulação da sociedade Mato-grossense. Júlio César dos Santos,coordenador geral da IFMT de Alta Floresta é o autor da obra.
O livro procura abordar aspectos históricos que influenciaram na colonização do estado de Mato Grosso. “Na primeira parte do livro, se fala sobre a influência do garimpo no processo de ocupação de algumas áreas do Mato Grosso, e na segunda parte se trata das consequências no contexto social gerada pela atividade garimpeira nessas regiões do estado de Mato Grosso, focamos bastante nessa relação entre garimpeiros e colonos nas áreas de colonização, pegamos como exemplo o noroeste de MT a região de Juína e de Aripuanã, que foi uma região de intensa atividade garimpeira durante o final da década de 80, inicio da década de 90”, disse o escritor.
Outro ponto abordado no livro serão as consequências que garimpo trouxe para as áreas indígenas mato-grossenses, “nessa parte temos a participação da historiadora Anna Maria Ribeiro, o livro tem também a participação do Dr. João Carlos Barroso professor da UFMT em que traça um panorama geral dos garimpos no mato grosso desde o século XIII até o inicio do século XX”, explica.
Ao cumprir com seu objetivo, o autor disponibilizará para a sociedade matogrossense, uma gama de informações que terão o condão de melhorar a compreensão em torno da história e da formulação da sociedade matogrossense, “coisas que nunca foram escritas que foram frutos de algumas pesquisas realizadas durante o meu trabalho de mestrado, com a participação de outros professores, com informações novas e muito importantes, mas principalmente demonstrar como é que esse garimpo influencia no processo de ocupação do estado de Mato Grosso, e também como é que se estabelece esta relação entre, colonos e garimpeiros, e quais são as consequências sociais do garimpo, pra sociedade Mato-grossense, durante essa segunda metade do século XX”, finalizou.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top