Capa / Cidades / Moradores bloqueiam único acesso à Usina São Manoel; manifestantes querem reparação por impactos socioeconômicos

Moradores bloqueiam único acesso à Usina São Manoel; manifestantes querem reparação por impactos socioeconômicos

estrada bloqueada usina são manoelProdutores rurais e moradores da Gleba São Benedito, localizada na divisa entre Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA), bloquearam ontem, desde as 8 horas da manhã, a entrada para a única balsa que dá acesso à Usina Hidrelétrica São Manoel, que está sendo construída desde meados do ano passado. Os manifestantes querem forçar o diálogo com diretores da “São Manoel Energia”, a quem acusam de não cumprir com uma das condicionantes do Ibama, quando a Licença de Instalação foi emitida em favor do empreendimento. A estrada que dá acesso à balsa, passa por dentro das propriedades e foi construída pelos próprios moradores.

Dentre as reivindicações apresentadas à Usina São Manoel ainda no ano passado, estão a reforma de uma escola que atende as crianças e que foi construídas pelos próprios moradores, incluindo a construção de quadra poliesportiva e campinho de futebol, a construção de um posto de saúde, energia elétrica nas propriedades, uma patrulha para atender a recuperação das estradas e a construção de uma ponte sobre o rio Teles Pires, que servirá para atender tanto aos agricultores, como a própria Usina São Manoel.
“Da primeira usina, nós da Gleba São Benedito, ficamos fora dos estudos de impacto socioeconômico, sem obras de compensação, foi feito estudos com impacto em Alta Floresta, Paranaíta, com os índios, Jacareacanga que está a 400 km daqui, e não tem impacto nenhum, e recebeu verbas da usina Teles Pires, agora com a nova usina, novamente ficamos fora do estudo e como participamos das audiências públicas tanto aqui, como em Jacareacanga, o Ibama condicionou o empreendedor que fizesse estudo socioeconômico para que se instalassem e até agora eles não providenciaram estes estudos”, reclamou o agricultor João Saraiva, um dos lideres do movimento.
estrada bloqueada usina são manoel2O advogado Thiago Reis de Oliveira, que atende aos produtores rurais, confirmou à reportagem do O Diário, que o atendimento à Gleba São Benedito é de fato uma das imposições dos órgãos ambientais para que a licença de instalação fosse emitida e revelou que na segunda-feira, 20, o Ibama foi informado de maneira oficial sobre o descumprimento do que foi acordado. “Com o processo de licenciamento ambiental da usina São Manoel existe uma condicionante especifica da licença de instalação que foi emitida ano passado. Existe uma condicionante especifica voltada para a Gleba São Benedito, que fala que a usina vai fazer um estudo bastante profundo da comunidade, para que este estudo embase as medidas compensatórias a serem realizadas pela usina em favor da comunidade”, revelou, confirmando que até a presente data nada foi feito.
O líder do movimento, João Saraiva, revelou que, desde o ano passado, uma pessoa se apresentou como interlocutor em favor da usina, mas que no início deste ano foram informados que este “diretor” não tinha alçada para discutir e resolver as pendências. “Oito meses negociando e só em fevereiro disseram que ele não tinha alçada, desde julho conversando com a pessoa errada, não aparece o responsável, nós queremos que apareça a pessoa responsável”, disse. O movimento seguirá, segundo os manifestantes, até que haja um contato real por parte dos empreendedores.
Situação:A balsa que dá acesso à Usina São Manoel está trancada desde as 8 horas da manhã desta quarta-feira, 22. Os manifestantes impedem o acesso à usina, porém a saída está totalmente liberada. Casos de urgência, como acesso à ambulâncias, por exemplo, está totalmente liberado.

Autor: Kariny Santos

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top