Capa / Cidades / Sebrae está expandindo o projeto do Setor Automotivo em Alta Floresta

Sebrae está expandindo o projeto do Setor Automotivo em Alta Floresta

Cuiabá/MT – O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso está expandindo o projeto do Setor Automotivo em Alta Floresta e nos municípios de entorno. Atualmente, nove empresas integram um grupo que recebe capacitação no que diz respeito à gestão, infraestrutura, legislação, destinação e tratamento de resíduos e sustentabilidade.

Todos os envolvidos estão instalados em Alta Floresta, mas já no mês de abril, a técnica do Sebrae, Mayara dos Santos Madeira, conta que serão disponibilizadas ações na cidade de Colíder. A primeira atividade abordará o tema Gestão Empresarial.

As outras cidades que estão na área de abrangência da agência do Sebrae em Alta Floresta são: Nova Bandeirantes, Apiacás, Nova Monte Verde, Paranaíta, Carlinda, Novo Mundo, Nova Guarita, Nova Canaã do Norte, Itaúba, Guarantã do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena e Marcelândia.

Ozires Antônio Rodrigues, 49, proprietário da Rodcar, é integrante do projeto desde o início das ações, há um ano e meio. Ele explica que está sempre aprendendo com as capacitações, o que possibilita o refinamento constante da empresa.

Rodrigues lembra que no começo, a empresa dele estava avançada no que diz respeito à tecnologia, porém a administração do negócio precisa ser aprimorada. “Desde que abri as portas, há 28 anos, sempre reinvesti no negócio. Por isso, eu estava sempre renovando os equipamentos e ainda fazendo cursos. Alguns fora do estado”.

Neste cenário, conforme a analise do empresário, faltou a preparação para os impasses do dia a dia, como a relação com os colaboradores.

Rodrigues tem uma empresa solidificada em Alta Floresta. Para ele, a posição atual no mercado é uma vitória, tendo em vista a forma modesta como entrou no mercado.

O empresário era mecânico do Paraná e veio para Alta Floresta com objetivo de realizar um sonho. O primeiro estabelecimento foi no quintal de casa, sendo que as ferramentas foram adquiridas com o dinheiro da venda de um carro, único patrimônio dele na época.

O consultor credenciado ao Sebrae, Salvador Parisi, ministrou um curso sobre “Diagnóstico de Motores” em Alta Floresta no início de março. Ele tem 30 anos de experiência no setor e viaja por todo o país para atuar em oficinas, cursos e consultorias.

Segundo Parisi, a melhoria dos negócios no ramo de reparação de veículos depende de uma quebra de paradigmas. O mecânico sujo de graxa não existe mais desde a criação da injeção eletrônica.

Naquele momento, o trabalho passou a ser preciso e baseado no uso de equipamentos. A avaliação a partir do erro e acerto já não era mais aceita pelo mercado.

Atualmente, a tecnologia evoluiu e o número de equipamentos necessários aumentou. O funcionário também precisa estar mais capacitado para utilizar os maquinários com eficiência, argumenta o consultor.

Do outro lado, questões como atendimento, o descarte correto dos resíduos e as certificações passaram a ser diferenciais na hora do cliente escolher uma empresa.

CERTIFICAÇÃO – O Sebrae está oferecendo consultoria para as empresas que querem se preparar e solicitar o selo do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA).

A certificação é reconhecida internacionalmente e creditada pelo Inmetro. Antes de ser aprovada, a empresa terá o sistema de gestão, a estrutura e os serviços avaliados.

Fonte:Caroline Rodrigues/Assessoria

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top