Capa / Sem categoria / Hidrelétrica Teles Pires recebe prêmio de melhor projeto socioambiental

Hidrelétrica Teles Pires recebe prêmio de melhor projeto socioambiental

Entrega-do-prêmio-1024x682A Power Brasil premiou a Companhia Hidrelétrica Teles Pires pela implantação dos 44 programas socioambientais previstos no Licenciamento Ambiental, envolvendo o meio biótico (fauna e flora), físico (ar, água e solo) e socioeconômico, na área de abrangência direta e indireta, nos municípios de Paranaíta e Alta Floresta (MT) e Jacareacanga (PA). Soma-se ainda a essa lista, 12 programas ambientais voltados às populações indígenas da região.

O reconhecimento aconteceu durante o encontro internacional Power Brasil que abrange as áreas Power-Gen Brasil, HydroVision Brasil e DistribuTech Brasil relacionados à geração, transmissão e distribuição de energia no Brasil. O prêmio foi concedido na categoria HydroVision Brasil, geração hidroelétrica como melhor projeto de Hidrelétrica do ano, no âmbito de “Melhor Projeto Ambiental”. O objetivo do prêmio é reconhecer e incentivar projetos e cases de caráter inovador e conteúdo relevante, com potencial de gerar transformações significativas para o setor. A proposta deve estar vinculada a uma empresa concessionária nas áreas de projeto de geração, geração de energia elétrica, transmissão e distribuição.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Marcos Duarte, critérios foram avaliados para a concessão do prêmio ao empreendimento hidrelétrico como a qualidade de implantação dos programas socioambientais na região, a extensão de abrangência dos resultados dos programas para a população local, relevância dos resultados dos programas alcançados para o desenvolvimento sustentável e qualidade de inovação e empreendedorismo utilizado pela equipe de profissionais da UHE Teles Pires na implantação dos programas socioambientais.

A Usina Hidrelétrica Teles Pires está sendo construída no rio Teles Pires, entre os municípios de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA). O empreendimento hidrelétrico foi arrematado em 2010, em leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por R$ 58,35 megawatts/hora, e terá capacidade instalada de 1.820 MW, energia suficiente para atender uma cidade com cinco milhões de habitantes. Atualmente o empreendimento se prepara para a obtenção da Licença de Operação que permitirá o enchimento do reservatório e logo então o acionamento da primeira turbina.

A entrega da premiação ocorreu dentro da programação do Energizando o Brasil, realizado entre os dias 21 e 23 de outubro, no espaço Expo Center em São Paulo. O evento subdividido em congresso e uma feira de exposição, ambos internacionais contaram com representantes das maiores empresas do setor de geração e distribuição do Brasil.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top