Capa / Cidades / Segunda edição do IVG acontece neste sábado

Segunda edição do IVG acontece neste sábado

IVG“É mão na roda e pé na estrada”, este é o lema do 2º IVG – Inspeção Veicular Gratuita, que será realizado nestes sábado 18, pelo Sebrae em parceria com empresas de Alta Floresta, e tem o  objetivo de disseminar a cultura da manutenção preventiva. A manutenção preventiva é necessária para todo tipo de veículo, seja ele novo ou mais velho. A manutenção preve
ntiva traz uma série de benefícios, começando pela segurança dos ocupantes do carro, a preservação do meio ambiente, valor de venda do veículo e matem o veículo em bom estado de conservação, entre outros.

Além da quilometragem, que determinam a periodicidade da manutenção preventiva, existem outros fatores essenciais para que a manutenção seja feita.  A manutenção preventiva tem por objetivo manter seu veículo sempre em condições de uso para evitar: acidentes que coloquem em risco a sua vida, a de sua família e a de terceiros (afinal, uma vida não tem preço e, portanto, vale muito mais do que qualquer valor gasto com a manutenção do veículo); imprevistos nas estradas (durante viagens); e economia (a manutenção preventiva custa muito menos que a manutenção corretiva, em torno de 30 a 40% mais barato).

Uma pesquisa realizada pela revista “O Mecânico” aponta que apenas 40% dos motoristas levam seus veículos para fazer as revisões, os outros 60% vão à oficina somente quando o carro quebra. E acabam gastando mais. Pensando nisso é que o Sebrae realiza o IVG, e serão mais de 90 itens inspecionados por uma equipe de mais de 50 profissionais que estarão capacitados a emitir um diagnóstico do veiculo apontando quais itens deve ser trocados ou regulados. Com o laudo em mãos o motorista deve procurar uma das oficinas que estão no evento ou um mecânico de sua confiança para corrigir e realizar os reparos necessários.

Em 2013 foram 155 veículos inspecionados no 1º IVG. Para 2014 a expectativa é de superar este número em 10%.  Isto corresponderia a 2% da frota de veículos da linha leve do município de Alta Floresta, que, em 2013 possuía 12.226 entre automóveis, caminhonete e camioneta, somente nos primeiros cinco meses deste ano, esse número cresceu em 4,2% totalizando 12.740 veículos.

Wellyngton Pereira, responsável pelo projeto disse que quase tudo já está pronto para que o motorista possa ter o seu veículo inspecionado e o atendimento seja de primeira. “Temos feito treinamento com toda a equipe que irá trabalhar no sábado, são mais de 50 mecânicos e nove empresas parceiras do evento que cederam esses mecânicos e estarão na linha de inspeção orientando os motoristas sobre a importância da manutenção preventiva e a respeito dos cuidados com o seu veículo”.

O IVG será realizado na Praça da Cultura de Alta Floresta, com início as 08h e término às 17h, e toda a estrutura já está sendo montada.  “Vamos aumentar a estrutura do ano passado, teremos um espaço kids com pula-pula, piscina de bolinhas, churros, picolé e pipoca. Teremos também uma sala Vip para as mulheres, é um evento que é pensando em toda a família, então a pessoa pode vir pra fazer o check list do seu veículo e a mulher e os filhos serão muito bem recebidos”, explica Roberto Dahmer, gerente do SEBRAE Alta Floresta.

O evento que é apoiado por diversas empresas e pela Prefeitura Municipal de Alta Floresta, também contará com uma Exposição de Carros Antigos, especialmente organizada para apreciação do público amante deste setor e para todos que participarem do 2° IVG. Não deixe de participar: “É mão na roda e pé na estrada”.

            Para mais informações, procure a Unidade do SEBRAE de Alta Floresta ou contate através do telefone (66) 3512-3700 ou através do 0800 570 0800.

Dionéia Martins

Assessoria do IVG

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top