O Grupo Gestor de Turismo de Alta Floresta participou, no dia 13 de agosto, da 2ª Oficina de Marketing promovida pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT). A iniciativa tem o objetivo de promover a estruturação e expansão do segmento turístico na região.
Os integrantes assistiram a apresentação da Pesquisa de Demanda e Oferta Turística com estatísticas referentes ao Estado e aos municípios de Alta Floresta e Paranaíta realizada pela CHTP por meio do programa de Apoio à Revitalização e Incremento da Atividade do Turismo. Segundo Marcelo Bazílio, coordenador do Grupo Gestor, o próximo passo será a elaboração de um plano de inteligência de mercado. “A partir das informações dessa pesquisa e das orientações que recebermos durante o curso e workshops, vamos criar estratégias de marketing que serão utilizadas para desenvolver o mercado turístico local e regional. Além disso, já temos outro ponto positivo, que é o envolvimento dos segmentos de hospedagem e alimentação no projeto”, destacou.
Para a pesquisa foram realizadas entrevistas com 200 turistas, 29 representantes de micro e pequenas empresas e 60 integrantes de operadoras nacionais de turismo. O resultado demonstra as potencialidades da região nas áreas naturais, culturais e gastronômicas. Também foram identificadas carências envolvendo serviços de saúde e segurança, acesso, transportes, infraestrutura básica e serviços turísticos de forma geral. Mesmo assim, 76% dos entrevistados que nunca visitaram Alta Floresta afirmaram ter vontade de conhecer o município.
O levantamento aponta que a maior concentração de turistas na região acontece no mês de julho. A pesca esportiva é o segmento mais procurado pelos turistas, seguido pelo ecoturismo e beleza natural. A maior parte dos turistas que visitam Alta Floresta tem entre 30 e 50 anos de idade. A pesquisa também revela o interesse pela fauna e flora, gastronomia e produtos regionais diferenciados.
De acordo com a consultora Maude Piva, o Grupo Gestor deve participar de um Seminário do Turismo que será promovido em Alta Floresta em outubro. “Vamos trazer esse evento com o propósito de aproximar as relações entre o Ministério do Turismo e essa região, além de apresentar casos de sucesso e experiências inovadoras de destinos turísticos já consolidados no país”, disse Piva.
Assessoria