Educadores e gestores dos municípios da região do Portal da Amazônia, em Mato Grosso, conheceram, nesta terça-feira (19), o projeto Florestabilidade, que objetiva ampliar o entendimento dos jovens sobre a floresta Amazônica, promovendo um futuro mais sustentável através da gestão dos recursos naturais. A base é a capacitação de professores para trabalhar esses temas em sala de aula.
O projeto da Fundação Roberto Marinho já é desenvolvido desde setembro de 2013 no município de Cotriguaçu, noroeste do estado, com apoio do Instituto Centro de Vida (ICV) e, agora, quer ampliar sua área de atuação para outros oito municípios: Carlinda, Terra Nova do Norte, Paranaíta, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Apiacás.
O encontro realizado em Alta Floresta serviu para apresentar o projeto, demonstrar sua aplicação em sala de aula, através da metodologia de Telesala, além de planejar a formação que irá reunir os professores das escolas interessadas. A metodologia trabalha através da exibição de 15 vídeos sobre vários temas, como história do manejo florestal na Amazônia, produtos florestais madeireiros e não madeireiros, as florestas e o clima, e profissões ligadas à floresta, além de sugestões de atividades relacionadas aos assuntos.
Bruno Simionato Castro, analista de Carbono Florestal do ICV, contextualizou as ações de manejo florestal na região e relatou a experiência de Cotriguaçu. “Manejar a floresta não é apenas extrair madeira, vai muito além”, exemplificou Bruno, que destacou como principal ponto do projeto a valorização das pessoas e das oportunidades locais.
Liza Ribeiro, coordenadora do Florestabilidade, ressaltou que o projeto quer despertar o jovem para a gama de oportunidades oferecidas pela floresta. Para conservar a Amazônia é preciso incluir as pessoas da região e, um processo de formação para o manejo florestal sustentável da floresta, ação feita pelo projeto.
Na segunda quinzena de outubro deverá ser realizada a oficina para os professores dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, prevendo cerca de 100 pessoas reunidas em Alta Floresta, polo regional do projeto. Ao final da capacitação, essas pessoas estarão aptas a desenvolver o projeto em cada escola.
Raíssa Genro / ICV