Capa / Cidades / “Guerra Santa”: Igreja Batista devolve à Igreja Católica administração de Casa Lar que atende andarilhos

“Guerra Santa”: Igreja Batista devolve à Igreja Católica administração de Casa Lar que atende andarilhos

A cerimônia de entrega da administração do Lar Santa Isabel, pelo Projeto “É possível Ser Feliz”, da Igreja Batista Nacional Renovada, para a “Fundação Servir”, da Igreja Católica, evidenciou para a sociedade altaflorestense a existência de um imbróglio com contornos de “guerra santa” e com forte conotação política. Os pronunciamentos dos pastores Amarildo e Padre Davi, durante a cerimônia, não teriam focado diretamente este impasse, não fosse pelas palavras ditas pelo pastor evangélico, que citou os motivos das principais guerras no mundo, “política e religião”. Ainda assim, os dois religiosos demonstraram máximo e mútuo respeito durante o momento de suas falas. O Lar Santa Isabel existe para atender (e abrigar)à andarilhos que não têm onde morar.

Entenda o que aconteceu – O Lara Santa Isabel existe desde o início da década passada, foi criada por um grupo de pessoas ligadas á igreja Católica e era gerida pela Fundação Servir, que é responsável por diversos projetos na cidade, dentre eles a Casa Pinardi.

Em 2011, dadas as dificuldades financeiras, o Lar foi repassado à Administração Municipal para que administrasse o atendimento, tendo sido feitos convênios para que o serviço continuasse a ser oferecido. Um dos grandes parceiros do Lar à época, além do Poder Público, eram os Ministérios públicos, Estadual e do Trabalho, que destinavam recursos de multas em processos judiciais para custeio e manutenção.

No início deste ano, a Secretaria de Ação Social de Alta Floresta apresentou uma proposta para que a administração do Lar fosse repassada à Igreja Batista Nacional Renovada, por meio do projeto “É Possível ser Feliz”. No dia 7 de março, a Fundação acenou positivamente à Secretária Lusmaia Quixabeira, enviando um ofício onde disse que era possível fazer o convenio, em comodato, por um período de 10 anos, impondo apenas que, “em respeito a historia das pessoas que iniciaram os trabalhos e atividades do Lar Santa Isabel, a entidade que assumi-lo não poderá alterar sua finalidade, que é o acolhimento de moradores de rua, bem como outras, o nome da obra que é Lar Santa Isabel”.

O Lar então passou a ser administrado pelo projeto “É possível ser feliz”, que fez um convenio com o Rotary Clube, CDL e com a própria Igreja Batista Renovada e o que antes era uma “casinha de tapera” foi transformada em uma casa ampla, confortável e digna para receber os beneficiados.

No entanto, o documento de contrato de cessão do Lar nunca foi assinado, e após muitas discussões de bastidores, com direito à intervenção de vereadores na Câmara Municipal, a Fundação Servir, que é a quem pertence o Lar, resolveu retomar o comando do Lar Santa Isabel. Em comum acordo entre os dois religiosos, o comando foi repassado ontem à Fundação Servir.

O pastor Amarildo Barbosa, presidente do Projeto E Possível Ser Feliz, muito emocionado, passou as chaves do Lar Santa Isabel ao responsável pela fundação Servir, “tudo o que foi feito aqui, foi feito com a colaboração, a participação de uma grande parte da sociedade, quero aqui deixar meu agradecimento, ao doutor Cassio, presidente do Rotary, que abraçou a causa junto com a gente, ao CDL, que também nos apoiou e aos demais colaboradores que ajudaram sem a gente nem perceber, nós não fizemos nada, simplesmente demos uma pequena parcela de contribuição para a sociedade que é digna”, disse o pastor Amarildo.

O padre Davi representou a igreja católica no ato, já que o padre Izaias, pároco responsável pelo Lar, esta em viagem. Ele agradeceu às pessoas que tocaram o projeto neste curto período, “o Lar Santa Isabel já existia muito tempo antes, o projeto ser feliz andou tocando por um certo tempo e agora houve essa retomada, a fundação servir agora vai dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado e claro agradecendo ao Projeto que tocou até o momento. Agora vamos dar continuidade a esse projeto que começou em 2002”, disse Padre Davi.

Já o presidente do Rotary Club, Cassio de Souza, que emprenhou o apoio através do clube na reforma do Lar, cobrou que se dê continuidade ao atendimento às pessoas que necessitem, “Deus abençoou o Rotary, ele nos trouxe aqui por um poder superior maior, esta aí a obra que vocês estão vendo e gostaria de agradecer a todos que acreditaram no Rotary. isso daqui é para o povo de Alta Floresta, principalmente para as pessoas que moram nas ruas, não importa quem vai ser o administrador, mas que os comandantes do Lar sejam pessoas que trabalham e tragam beneficio para as pessoas que precisam”, disse Cassio.

A secretária de ação social, Luz Maia Quixabeira afirmou que a prefeitura será parceira do Lar e fará uma contribuição mensal, através de convênio, no valor de R$ 10.000,00 para ajudar nas despesas do Lar Santa Isabel. “Continua firmado o valor de 10 mil reais, antes com o projeto É Possível Ser Feliz e agora com a Fundação Servir”, disse a secretária.

José Ronaldo/O Diário

DSC00192 DSC00193 DSC00194 DSC00195 DSC00196 DSC00197

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top