Capa / Cidades / Paranaíta recebe campanha de combate a Leishmaniose

Paranaíta recebe campanha de combate a Leishmaniose

A doença, transmitida pela picada de mosquito, não é contagiosa, mas causa infecção e pode trazer complicações a saúde.

A Companhia Hidrelétrica Teles Pires, em parceria com a Secretaria de Saúde, promove em Paranaíta, entre os meses de julho e agosto, a terceira ação da Campanha de Controle e Combate a Leishmaniose. Durante o período, comunidades urbanas e rurais do município serão visitadas por agentes de saúde e a população receberá esclarecimentos sobre medidas de prevenção da doença.

Os principais sinais e sintomas no homem surgem através de ferida única ou múltipla na pele – com duração de dois a três meses, podendo variar de duas semanas ou dois anos – , com formato arredondado e bordas elevadas, apresentando aspecto de úlcera e fundo granuloso, geralmente indolor. As lesões são mais frequentes no nariz, boca, garganta, pernas, braços, pescoço e rosto, podendo atingir todo o corpo.

O diagnóstico deve ser realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento específico e gratuito. De acordo com o coordenador de Saúde da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Vitor Carvalho, além das visitas dos agentes de saúde, serão distribuídos informativos para uma maior orientação dos moradores. Ele acrescenta que monitoramento do vetor será feito de forma contínua, ocorrerá a veiculação dos spots nas rádios de Paranaíta e Alta Floresta para orientar sobre os sinais e sintomas e os trabalhadores da UHE Teles Pires receberão palestras com assuntos relacionados com a doença.

Como combater – Os locais mais propícios para o aparecimento do mosquito transmissor da doença são as áreas de mata. A recomendação é evitar banhos em rios ao entardecer e manter os quintais das residências e terrenos baldios limpos. Evite acumular folhas, frutos, galhos e raízes. Nas áreas de mata fechada, é recomendado usar telas protetoras em janelas e portas, e fazer uso de repelente.

Para maiores informações, procure a Vigilância Ambiental, na avenida João Lopo de Souza s/n PSF 01, telefone (66) 3563-2082.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top