Identificar qual a vocação e que profissão escolher não é tarefa fácil, a diversidade de profissões que se encontra na hora de fazer uma escolha gera muitas dúvidas e estas podem dificultar nesta tomada de decisão.
Neste caso, é preciso recorrer à uma orientação vocacional, a qual poderá fornecer condições que facilitam o aluno a descobrir suas preferências profissionais em meio a tantas opções encontradas.
O medo de fracassar dificulta ainda mais essa escolha. Sem falar na influência que vem da família, sociedade, amigos e meios de comunicação. Certamente a família é a que mais implica nesta escolha, principalmente os pais e irmãos. Muitos jovens fazem escolhas profissionais pelos “caprichos dos pais”.
Um dos objetivos da orientação vocacional é fazer com que o individuo adquira auto-conhecimento através de reflexões relativas às diferentes profissões e assim poder usufruir das possibilidades, efetuando uma escolha consciente e segura.
A decisão profissional define para sempre a vida da pessoa, diante disso a orientação serve para direcionar uma pessoa que está indecisa, mostrando a ela a realidade que envolve a profissão em que está almejando, desde a formação ao mercado de trabalho e suas condições.
A escolha se dá quando o jovem atinge um conceito de si mesmo e começa a pensar em qual trabalho se enquadra o seu perfil. Neste momento o autoconceito do individuo se baseia em identificações e também no desempenho de papéis.
A escolha profissional pode ser considerada o período mais complicado da vida de uma pessoa, pois escolher é ter que se posicionar frente a questões que definirá o futuro.
Por causa de todos estes aspectos, muitos jovens vivem conflitos provocados pelas dúvidas acerca da escolha profissional. Se você é um desses jovens, agende já a sua orientação vocacional.
Psicóloga Fernanda F. de Sá
Terapeuta Cognitiva-Comportamental
Atende no Hospital Geral
Agenda a sua consulta