Em comemoração ao Dia Mundial da Malária, 25 de abril, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires realiza a campanha de prevenção à malária – doença transmitida pela picada de mosquito infectado pelo parasita Plasmodium – em Paranaíta.
Uma das ações é a promoção de blitz educativa nos dias 17 e 24 de abril, às 17h, na avenida João Lopo de Souza, no centro, com a entrega de folders com informações sobre a malária. Para intensificar a ação, agentes de saúde da empresa Ecosistema Engenharia Ambiental vão visitar residências e comércios para informar e dar dicas à população sobre a doença.
De acordo com o coordenador de Saúde da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Vitor Carvalho, a campanha tem o objetivo de levar informação à população sobre a prevenção e controle da malária no município. Os agentes de saúde desenvolvem a ação com informações sobre o que é a malária, os principais sintomas, o ciclo de reprodução do mosquito, a forma de transmissão e medidas de prevenção.
Além da picada do mosquito infectado pelo parasita Plasmodium, a transmissão da malária pode ocorrer por transfusão com sangue contaminado, perfuração acidental com objetos cortantes e de mãe para filho na hora do parto. Os principais sintomas da malária são febre alta, calafrios, dores de cabeça, suores excessivos.
Os locais mais favoráveis para o desenvolvimento do mosquito são açudes, reservatórios, lagos, remansos de rios, igarapés. Por isso, limpar as margens dos criadouros, usar roupas que protejam o corpo (pernas e braços) e evitar o acesso a córregos e rios ao amanhecer e anoitecer em regiões endêmicas são importantes medidas de prevenção que devem ser adotadas pela população.
Há casos de malária que são considerados graves e podem levar a pessoa à morte. Os sintomas são caracterizados por hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), convulsão, febre acima dos 40°, pele branca e olhos avermelhados.