Capa / Em Destaque / Unidade da ANTT deve ser instalada em Mato Grosso

Unidade da ANTT deve ser instalada em Mato Grosso

anttO contrato de concessão da BR-163, trecho que liga a divisa de Mato Grosso do Sul a Sinop (MT), deve ser assinado na próxima semana. Também está prevista a instalação de uma unidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Mato Grosso. A informação é do diretor da Agência, Jorge Luiz Macedo Bastos, sabatinado nesta quarta-feira (19) pela Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado para recondução ao cargo.

A recuperação e duplicação da BR-163 estão entre as principais reivindicações do segmento agrícola do estado. “A fiscalização de trechos concessionados é toda da ANTT. É a Agência que tem a obrigação de fazer o concessionário cumprir todas as regras estabelecidas no contrato. Estou propondo que possamos abrir uma unidade em Mato Grosso, porque vamos ter muita rodovia pra fiscalizar lá e fica muito distante”.

Sobre os pedágios, Bastos destacou que os valores são definidos durante o leilão e as empresas vencedoras só podem começar a cobrar a taxa após a conclusão de 10% do trecho concedido. O diretor também disse que, em pelo menos oito meses de obra, a rodovia já deve estar em condições de proporcionar parte do que foi estabelecido em contrato, como parâmetros de asfalto e acostamentos.

Questionado pelo senador Blairo Maggi sobre a manutenção, o diretor do ANTT explicou que este serviço é previamente estipulado contratualmente, cabendo à Agência fiscalizar a conduta do operador e fazê-lo cumprir com as exigências impostas pelo Poder Público.

A presidenta Dilma Rousseff, durante a inauguração do plantio da Safra de Soja, em Lucas do Rio Verde, falou sobre a possibilidade de novas concessões no Estado. Uma das propostas do Governo Federal é fazer a licitação até Miritituba (PA). Segundo Bastos, “o governo vai conceder, é importante que se diga, o trecho da BR-163 entre Sinop e o Porto de Miritituba, no Pará, para a iniciativa privada, porque já recebeu sinalização de interesse na construção do trecho”. Há também o leilão da Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste), com previsão de início das obras ainda este ano.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top