Capa / Cidades / Paranaíta: Gestantes têm atendimento especial e diferenciado na Rede Municipal de Saúde

Paranaíta: Gestantes têm atendimento especial e diferenciado na Rede Municipal de Saúde

BebeO atendimento da saúde pública de Paranaíta vem cumprindo seu papel com responsabilidade no tratamento e prevenção de doenças, visando garantir a qualidade de vida, um fator essencial a todos.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do município, Paranaíta conta com um grande índice de atendimentos a gestantes, sendo auxiliadas através do Programa de Saúde Integral da Mulher, que trabalha diretamente com Pré Natal, Parto e Puerpério (fase pós-parto). Conforme relatório da SMS, todas as unidades de saúde (PSFs) realizam atendimento pré-natal em dias previamente determinados, segundo agendamento. Onde posteriormente são oferecidos todos os exames recomendados pelo Ministério da Saúde por meio da Rede Cegonha.

Dentre os serviços ofertados pela Secretaria de Saúde, estão, vacinas contra tétano, hepatite B e se necessário imunoglobulina para o bebê, bem como consultas médicas e de enfermagem, e suplementação de ferro. Além de atividades educativas nos grupos de gestantes com apoio do NASF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, nas quais as futuras mamães podem interagir e se sociabilizar de uma forma recreativa e bem amistosa.

Vale frisar que, todas as gestantes paranaitenses têm garantida a referência para o atendimento hospitalar, incluindo gestantes de alto risco.

Os trabalhos têm sequência após o parto, sendo que as equipes da saúde realizam visitas domiciliares, com um acompanhamento junto às mamães e recém-nascidos, o que ocorre geralmente na primeira semana de vida do bebê.

Algo de extrema importância é o aconselhamento e Incentivo ao parto natural e a amamentação, visto  que é a forma mais saudável, e que garante maiores benefícios tanto para a genitora, quanto ao recém-nascido.

A secretária de Saúde Soninha, comenta sobre o acompanhamento das gestantes no município. “Nós estamos trabalhando para que as mamães paranaitenses tenham um atendimento com mais qualidade a cada dia, e que nossos bebês possam nascer fora de risco, e de forma saudável, a Administração visa o melhor para todos, principalmente nesta fase tão graciosa que é a maternidade. Tivemos um total de 120 nascimentos de bebês com vida no município em 2013, e hoje a rede pública de saúde atende em média 80 gestantes por mês, na realização de pré natal e demais procedimentos, contabilizamos uma média de 10 partos ao mês, e isto é motivo de orgulho para nós, em garantir um amplo e digno tratamento às mães de Paranaíta.” Conclui Soninha.

SECOM-Paranaíta

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top