Capa / Estaduais / Pronatec: Cuiabá se tornou destaque nacional em 2013

Pronatec: Cuiabá se tornou destaque nacional em 2013

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), pactuado junto ao Governo Federal, busca a inclusão produtiva da população mais pobre e garantia de renda. Em 2013, Cuiabá ficou em primeiro lugar no hanking de pessoas qualificadas em todo o Brasil, tornando-se destaque nacional.

No total, 11.852 se inscreveram para os cursos, sendo que 4.505 pessoas já foram qualificadas e diplomadas. Os demais continuam estudando.

pronatec“Conseguimos fazer a diferença e dar um novo norte na vida de muitas pessoas. Precisamos dessas parcerias para alcançar o objetivo básico da assistência social, que é mostrar a quem precisa que um novo futuro é possível”, afirmou José Rodrigues, secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.

O Pronatec, ação articulada que faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, oferece gratuitamente cursos de qualificação profissional com duração mínima de 160 horas para cidadãos com mais de 16 anos de idade.

Custeados pelo MEC, os cursos são ministrados por instituições de reconhecida qualidade técnica, como as entidades do Sistema “S” (Senai, Senac, Senat e Senar), a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e as redes estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica.

O aluno recebe todo o material escolar e didático, além da “assistência estudantil”, que consiste de alimentação e transporte, ou de recursos para custeá-los.

São mais de 500 opções de cursos em áreas como construção civil, serviços, hotelaria, comércio, bares e restaurantes, cuidador de idoso, operador de computador, eletricista, auxiliar administrativo, entre outras. Há vagas para pessoas com diversos níveis de escolaridade, desde quem tem letramento inicial até alunos com ensino médio, a depender do curso.

Ao proporcionar qualificação profissional, o Pronatec aumenta as possibilidades de inserção de pessoas de baixa renda nas oportunidades de trabalho disponíveis.

O Pronatec em Cuiabá também passou por uma adequação à realidade social da cidade. Quinhentas vagas foram preenchidas apenas por mulheres, com aula inaugural realizada no dia 13 de março, em alusão ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A entrega dos certificados foi realizada no ato do lançamento do Cuiabá Sem Miséria, com a presença da Ministra Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social.

 

O Documento

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top