O ano letivo de 2013 na rede estadual de ensino de Mato Grosso deve terminar somente em fevereiro do ano que vem. Por causa da greve dos professores e demais trabalhadores do setor, que durou 67 dias, os estudantes perderam 49 dias de aula. Sendo assim, o ano letivo de 2014 está previsto para começar somente no dia 17 de março.
De acordo com o assessor pedagógico Edson Amaro dos Santos, o calendário escolar deste ano de 2013 está correndo dentro de um planejamento inserido e atualizado no sistema da Seduc – Secretaria de Estado de Educação. Ele explica que as escolas de Alta Floresta que por ventura vão terminarem o ano letivo nesta sexta-feira, 20 de dezembro, as atividades retornarão no dia 03 de fevereiro de 2014. Já as escolas onde os profissionais aderiram à paralisação e não irão finalizar o ano letivo, retornarão a partir do dia 07 de janeiro para finalizar o ano letivo de 2013 até meados de fevereiro, neste caso serão a maioria das escolas.
Segundo o assessor pedagógico, as escolas onde os profissionais aderiram o movimento de greve e irão finalizar o calendário escolar de 2013 somente em fevereiro, iniciarão o ano letivo de 2014 sabendo que terão um quantitativo de aproximadamente 16 sábados para inserir como dias letivos. “A princípio a Seduc apresentou uma proposta para 2014 para que o calendário letivo se encerre dentro do ano civil, ou seja, para atingir este objetivo,são necessário que sejam trabalhado nas escolas que aderiram a paralisação a greve, os 16 sábados”, disse o assessor.
Alex Cordeiro