Capa / Estaduais / Paranaíta participa do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local em Foz do Iguaçú

Paranaíta participa do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local em Foz do Iguaçú

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Companhia Hidrelétrica Teles Pires promoveu em parceria com a Prefeitura de Paranaíta, a cerimônia de premiação do concurso que escolheu o nome do Viveiro de Mudas, localizado no Assentamento São Pedro. O evento foi realizado na Escola Estadual São Pedro, no dia 06 de novembro, e contou com a participação de alunos e professores daquela unidade escolar e também das Escolas Municipais Maria Quitéria, Cristo Redentor e Tancredo de Almeida Neves.
Os nomes propostos foram criados pelos próprios alunos e a instituição que venceu o concurso foi a escola Cristo Redentor, com o nome “Eco Vida”. A escola recebeu como prêmio uma TV 42 polegadas e um DVD. O nome vencedor foi sugerido pelo aluno do 5º ano, Eli Pereira de Almeida Júnior, que vibrou ao saber da vitória. “Não consigo descrever o que estou sentindo, pensei em planta, pensei em ecologia e escolhi Eco Vida, estou muito feliz”, disse o aluno.
Todas as escolas que participaram do concurso foram premiadas. O segundo lugar ficou para escola Tancredo de Almeida Neves que recebeu um microscópio. A escola São Pedro foi classificada em terceiro lugar, e recebeu uma caixa de som e microfone, e em quarto lugar ficou a unidade escolar Maria Quitéria, que foi premiada com uma impressora multifuncional e cartuchos.
O coordenador pedagógico da escola Cristo Redentor, Ildo Oliveira, destaca que houve um empenho grande dos alunos em participar do concurso. “Essa parceria que envolve a UHE Teles Pires com as escolas é fundamental para coroar as ações que desenvolvemos dentro da escola. Isso faz com que nosso trabalho tenha um significado, só temos que agradecer a Companhia Hidrelétrica Teles Pires”, ressaltou o coordenador.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Marcos Duarte, essas ações mostram de uma maneira simples, como o triângulo da sustentabilidade funciona na visão da CHTP, onde é necessário a participaçãoda comunidade ,do poder público municipal e do empreendedor.   “A Companhia Hidrelétrica Teles Pires tem um planejamento estratégico de longo prazo, onde ainda, desenvolveremos grandes projetos para a região. Esse primeiro passo dado, com a escolha do nome “Eco Vida”, é o início de um grande projetoem parceria com a Prefeitura de Paranaíta, Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural S/A (Empaer/MT) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MT) para ajudar a retirar o município de Paranaíta da lista negra do Ministério do Meio Ambiente”, afirmou o diretor.
Além dos colaboradores da Companhia, marcaram presença no evento, o secretário de Governo, Benício Moura, representando o prefeito municipal, o secretário de Agricultura, Ivan Moreno,a secretária de Educação do município Ilse Maria Signoratti,  professores, diretores e coordenadores pedagógicos.

Como funcionou o concurso nas escolas

O Viveiro de Mudas do Assentamento São Pedro iniciou, neste ano, a produção de mudas utilizando as sementes resgatadas na área de influência da UHE Teles Pires. As plantas serão utilizadas na recuperação de áreas degradadas da região. A população também terá a oportunidade, por meio de palestras de Educação Ambiental, de obter maiores informações sobre as atividades de coleta de sementes florestais, produção de mudas e recuperação de áreas degradadas.
Com isso, surgiu a ideia de envolver os alunos das escolas do assentamento para eleger o novo nome do viveiro. No período de 10 de outubro a 1º de novembro, cada escola pôde enviar suas sugestões de nomes que foram apresentados a uma comissão interna para selecionar os melhores nomes de cada escola.
O concurso faz parte do Programa de Educação Ambiental (P.42), Programa de Salvamento de Germoplasma Vegetal e Implantação do Viveiro de Mudas (P.14) e o Programa de Recomposição Florestal (P.34).

Assessoria CHTP

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top