Capa / Cidades / Alta Floresta aderiu ao Selo Unicef Municipio Aprovado

Alta Floresta aderiu ao Selo Unicef Municipio Aprovado

LOGO DO SELO fOTO SELO uNICEFNo último dia 25 de outubro, Alta Floresta participou na capital Cuiabá do lançamento do Selo UNICEF Municipio Aprovado edição 2013-20016 em cerimônia de adesão ao selo.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que busca universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes na região. O município de Alta Floresta esteve presente realizando a adesão.
A solenidade de lançamento do Selo UNICEF em Cuiabá aconteceu às 14 horas, com a presença do coordenador do escritório do UNICEF em Belém, Fabio Morais e autoridades do Estado.
Na ocasião, esteve presente o novo articulador do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 de Alta Floresta designado pelo Prefeito municipal Dr. Asiel, o articulador Clodoaldo Adamczuk, que representou o prefeito realizando a adesão.
Histórico do Selo
O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
A fim de monitorar e certificar os impactos reais das políticas públicas no âmbito municipal, o UNICEF lançou em 2005 o Selo UNICEF Município Aprovado. A iniciativa de conceder um selo para os municípios que mais avançassem na promoção dos direitos de crianças e adolescentes surgiu em 1999 no escritório do UNICEF para o Ceará e o Rio Grande do Norte. Por meio de uma metodologia que combina capacitação de gestores municipais, melhoria dos mecanismos de gestão local e ampla mobilização social, o UNICEF convocou os municípios do Semiárido e a partir de 2009 também da Amazônia para participar de uma série de atividades voltadas a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias.
Para participar da iniciativa, o prefeito municipal deve assinar um termo de adesão; garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), designar uma pessoa de sua equipe para organizar os processos de capacitação e liderar sua cidade para assegurar a prioridade aos direitos da infância. Os municípios são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e são avaliados a partir de dois eixos: 1) Impacto Social e 2) Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. (FONTE: http://www.unicef.org/brazil/pt/where_9763.htm.
No caso de Alta Floresta, o município conquistou o selo no ano passado (2012), para o ano de 2013-2016, e agora assinou o termo de adesão para que durante estes quatro anos (2013-2016) esteja trabalhando para conquistar novamente o Selo para os próximos anos que serão de 2017-2020
E para colocar o município nessa honrosa posição, Alta Floresta contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho, das Secretarias de Cultura e Juventude, Assistência Social, Educação e Saúde, Câmara de Vereadores, CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Pastoral da Criança, Cine Clube Floresta, Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Carlos Alberto de Lima/Assessoria Prefeitura de Alta Floresta

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top